Salas de aula são interditadas por risco de desabamento em escola municipal de Uberaba


Um complexo com quatro salas da Escola Municipal Uberaba, no Bairro Fabrício, foi interditado na tarde de quinta-feira (13) pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Prefeitura, os alunos foram realocados e as aulas seguiram normalmente. Vistoria do complexo da escola foi feita pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil
TV Integração/Reprodução
Um complexo de quatro salas de aulas da Escola Municipal Uberaba, no Bairro Fabrício, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil na quinta-feira (13). Segundo a Prefeitura, cerca de 100 dos 1.390 alunos foram realocados para outras salas e s aulas seguiram normalmente. Veja a nota na íntegra abaixo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu por volta de meio-dia, por meio de denúncia anônima de desabamento. Durante vistoria, os militares identificaram que a estrutura do complexo apresentava sinais de comprometimento.
“Dois pontos específicos, pela nossa avaliação, têm risco iminente. Eles foram isolados devido a risco identificado de desabamento do telhado”, afirmou a tenente Laiz Fonseca.
O prédio também não tem o Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que comprova a segurança do espaço contra incêndio, mas tem o projeto de estrutura aprovado.
Ainda conforme a tenente Fonseca, a Defesa Civil deve retornar ao local nesta sexta-feira (14) acompanhada de um engenheiro para avaliação geral da estrutura.
Ponte antiga sobre o Rio Grande, na divisa entre MG e SP, é interditada pela Defesa Civil
Casa em condomínio fechado pega fogo e é interditada pela Defesa Civil
Passarela sobre linha férrea é interditada por danos causados pela ferrugem
Escola Municipal Uberaba é parcialmente interditada após risco de desabamento
O que disse a Secretaria de Educação
“A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que, no dia 5 de fevereiro, a equipe de Manutenção e Infraestrutura Escolar foi acionada para avaliar a condição do telhado de uma ala da E.M. Uberaba. No local, identificou-se que parte da estrutura de madeira estava comprometida, sem afetar as paredes do prédio. Por precaução, a área de duas salas foi interditada no mesmo dia, e 50 dos 1.390 alunos foram realocados para outras salas dentro da escola, sem prejuízo ao aprendizado, mantendo os dias letivos, os mesmos professores e sem divisão de turmas.
Nesta quinta-feira (13), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros inspecionaram o local e recomendaram a interdição parcial de mais duas salas, totalizando 100 alunos realocados. Uma nova vistoria da Defesa Civil será realizada nesta sexta-feira (14) para avaliar o forro da área interditada.
A Semed já planeja a correção estrutural, e o início depende de condições climáticas adequadas, pois a edificação antiga exige cuidados específicos e, sem laje no telhado, a manutenção só pode ocorrer em período de estiagem. Paralelamente, a gestão escolar organiza a capacitação da equipe administrativa para atingir a meta de 20% de participação no curso de formação de brigadistas, conforme as diretrizes do Corpo de Bombeiros.
A Semed reforça que nenhum aluno foi prejudicado, e as aulas seguem normalmente nesta sexta-feira (14), com a mesma qualidade e organização.”
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.