![](https://s2-g1.glbimg.com/tPVYHWFEK4omfc36xGegTTLqvDE=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/n/CnoKBLTN6yYTVtGsgcvQ/whatsapp-image-2025-02-07-at-22.45.00.jpeg)
Emissora venceu a principal categoria da premiação ‘Jornalismo em Vídeo’, com reportagem sobre as investigações do MP-AC na rebelião do Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro. Supervisora da Rádio CBN Amazônia Rio Branco, Rita Pontes, ganhou na categoria ‘Jornalismo em Áudio’. Jornalistas Eldérico Silva e Rita Pontes ganharam as principais categorias do 14º Prêmio de Jornalismo do MP-AC
Arquivo pessoal
Com dois prêmios, a Rede Amazônica Acre foi destaque na 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre (MP-AC) na noite dessa sexta-feira (7). O jornalista Eldérico Silva conquistou o principal prêmio da noite na categoria ‘Jornalismo em Vídeo’ e levou R$ 15 mil com a reportagem especial sobre as investigações do MP-AC na rebelião do Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Em parceria com o g1 na apuração e produção, a reportagem apontou que o Estado foi omisso e negligente deixando de seguir uma série de medidas para evitar o confronto dentro da unidade prisional.
As equipes de reportagem ouviu a Polícia Civil, o MP-AC e, com autorização do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Eldérico Silva entrou no presídio onde houve a tentativa de fuga para conferir o que mudou um ano após a rebelião.
“Esse é o reconhecimento de um trabalho de muitas mãos. A reportagem premiada mostrou o andamento da investigação de um dos casos mais violentos da história do sistema penitenciário do Acre, a rebelião no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves, em Rio Branco. Conseguimos informações exclusivas da investigação que apontou fragilidades no sistema e o papel do Estado. Ficamos muito felizes com essa premiação que só reafirma a importância do jornalismo profissional para a sociedade”, destacou o jornalista.
Profissionais da Rede Amazônica Acre no 14º Prêmio de Jornalismo do MP-AC
Arquivo pessoal
Em primeiro lugar na categoria ‘Jornalismo em Áudio’, a supervisora da Rádio CBN Amazônia Rio Branco, Rita Pontes, ganhou R$ 10 mil ao produzir a reportagem sobre o Projeto Hortas Urbanas, de autoria do promotor de Justiça Alekine Lopes, que atua na Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre.
A iniciativa pretende transformar terrenos baldios de Rio Branco em hortas comunitárias. O projeto, que está em fase de planejamento, está previsto para entrar no orçamento da prefeitura de 2025.
“O sentimento é de dever cumprido, alegria, felicidade, e recebi mais um prêmio de jornalismo, em ter o meu trabalho reconhecido entre os escritos como um dos melhores. Isso traz um sentimento de leveza, de realização, de saber que em meio a rotina do jornalismo, que é bem agitada, ter um monte de compromisso, fora a vida pessoal, conseguir fazer um trabalho e ele ser premiado, ser um dos melhores, o sentimento é de felicidade. Meu agradecimento ao Ministério Público por realizar mais um prêmio de jornalismo valorizando os profissionais da imprensa e estou muito feliz”,
O g1 teve dois profissionais entre os finalistas na categoria ‘Jornalismo em Texto’: o web repórter Victor Lebre e o supervisor de mídia eletrônica Renato Menezes.
Reveja os telejornais do Acre