Cinco acidentes aéreos matam 232 pessoas em menos de 2 meses; relembre os casos

Em menos de dois meses, cinco acidentes aéreos deixaram ao menos 232 mortos ao redor do mundo, somando-se a um dos períodos mais trágicos da aviação recente. As quedas ocorreram em diferentes países, entre eles o Brasil, e envolveram aviões de pequeno e grande porte.

Número de acidentes aéreos aumentou nos últimos dois meses

Acidentes aéreos já mataram cerca de 232 pessoas entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 – Foto: Reprodução/ND

Somente no Brasil, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, foram registrados três acidentes aéreos. No fim do ano passado, dois aviões caíram: um em Manicoré (AM) e outro em Gramado (RS). A queda mais recente ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), em Ubatuba (SP), litoral de São Paulo.

O acidente deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas. Segundo o consórcio Voa SP, que administra aeroportos no estado, havia cinco pessoas na aeronave: um casal, duas crianças e o piloto que morreu no acidente.

Avião de pequeno porte caiu em Ubatuba (SP) e matou o piloto da aeronave – Foto: Reprodução/ND

Confira alguns acidentes aéreos que aconteceram em 2024 e início de 2025 no Brasil e no mundo

Queda de aeronave de pequeno porte na Califórnia (EUA) mata 2 pessoas no início de janeiro

Em 2 de janeiro de 2025, uma aeronave de pequeno porte caiu na cidade de Fullerton, na Califórnia, EUA. O avião atingiu o telhado de um galpão comercial, matando duas pessoas e ferindo outras 18. O galpão era usado por uma fábrica de móveis e estava localizado a menos de dois quilômetros do aeroporto municipal.

Aeronave caiu sobre galpão comercial no sul da Califórnia – Foto: Sputnik Brasil/@sputnik_brasil/ND

Acidente de avião em Gramado (RS) mata 10 pessoas da mesma família

No dia 22 de dezembro de 2024, um avião turboélice bimotor caiu em Gramado, na serra gaúcha. A aeronave havia decolado do aeroporto de Canela e caiu na região da Avenida das Hortênsias. As dez pessoas a bordo, todas da mesma família, morreram.

Destroços deixados pela queda de avião em Gramado – Foto: Mauricio Tonetto/Governo do RS/ND

Piloto de avião desaparece em Manicoré (AM) e corpo é encontrado 5 dias depois

Em 20 de dezembro de 2024, uma aeronave de pequeno porte desapareceu no interior do Amazonas. Cinco dias depois, a FAB (Força Aérea Brasileira) encontrou os corpos do piloto Rodrigo Boer Machado e do passageiro Breno Braga Leite em uma área de mata fechada.

Avião desapareceu no interior do Amazonas e mãe de piloto fez apelo – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Queda do voo Jeju Air mata 179 pessoas na Coreia do Sul e se torna o acidente mais letal de 2024

O acidente de avião na Coreia do Sul, no dia 29 de dezembro de 2024, matou 179 pessoas. Dois comissários de bordo sobreviveram ao desastre, que é considerado o pior da aviação do país em dez anos.

A aeronave colidiu com um muro de concreto antes de explodir – Foto: FL360aero/X

Avião da Embraer é atingido por disparos na fuselagem e cai no Cazaquistão: 38 pessoas morreram

Em 25 de dezembro de 2024, um avião da Embraer caiu em Aktau, no Cazaquistão, deixando 38 mortos. A tragédia ocorreu quando a aeronave foi atingida por disparos de um sistema de defesa antiaéreo russo, conforme apontou informações preliminares.

Avião da Embraer estava com 67 pessoas a bordo e 38 morreram no acidente – Foto: Reprodução/ND

Maior acidente aéreo do Brasil de 2024 ocorreu em Vinhedo (SP)

Em 10 de agosto de 2024, a queda de um avião da Voepass em Vinhedo (SP) marcou o acidente mais fatal do ano, com 62 mortes. A aeronave transportava 58 passageiros e quatro tripulantes.

O acidente de avião em Vinhedo é o mais letal da aviação brasileira desde 2007 – Foto: Reprodução/Secretaria de Segurança de São Paulo

A investigação preliminar apontou uma possível falha no sistema de degelo, mas o relatório final ainda não foi divulgado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.