Sexto dia sem abastecimento: moradores passam réveillon sem água em Piracicaba


Semae aponta problemas com a captação de água em decorrência das chuvas e prevê normalização até meia-noite desta quarta-feira (1º). Moradores de pelo menos cinco bairros passam a virada do ano sem água em Piracicaba
Bairros de Piracicaba (SP) têm sofrido com a falta d’água. Alguns locais registraram desabastecimento pelo sexto dia consecutivo nesta quarta-feira (1º).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Em vídeos enviados à EPTV, afiliada da Rede Globo, moradores relataram acúmulo de louça, roupa suja e outras dificuldades enfrentadas no cotidiano.
“Desde sexta-feira sem água nas torneiras, um final de semana todo. A promessa era que ontem, à meia-noite, chegaria a água. Até agora não chegou uma gota d ‘água para a gente. Estamos aqui com roupa para lavar. A máquina aqui cheia e cadê a água?”, questiona Anderson Rux, morador do Jardim Caxambu.
Moradora do Residencial Monte Rei, Helena de Souza informa que está sem água desde sexta-feira (27).
“Tem nada de água. Abro minha torneira e tem nada de água. Já ligamos lá e disseram que é por conta da chuva”, afirma Helena.
Louça suja acumulada em decorrência da falta d’água
Gabriela Bergamasco/Arquivo pessoal
De acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), os seguintes bairros estavam com falta de água na manhã desta quarta-feira:
Colinas do Piracicaba;
Petrópolis;
Bairro Alto;
Núcleo Habitacional Cantagalo;
Jardim Brasília;
Santa Rita;
Perdizes;
Residencial Monte Rei II.
O que diz o Semae
A EPTV solicitou ao Semae um posicionamento sobre o problema.
A pasta informou que a captação dos rios Piracicaba e Corumbataí foi afetada devido à chuva do último fim de semana. A chuva levou ao acúmulo de galhos, folhas e lama na água e demandou mais do sistema de abastecimento.
O site da autarquia ainda demonstrou que até meia-noite desta quarta-feira o abastecimento será normalizado.
Reforma no Semae
Durante posse da prefeitura de Piracicaba, Helinho Zanatta prometeu ações para acabar com o desabastecimento e anunciou reformas administrativas envolvendo cargos da prefeitura e o Semae.
Helinho Zanatta discursa durante posse da prefeitura de Piracicaba
Wesley Almeida/EPTV
“O sistema municipal de abastecimento de água todos nós estamos vendo a dificuldade e a sofrência. Não tem solução mágica. Não existe entrar hoje e amanhã abre a torneira e a água chega em todo mundo. Nós vamos ter que fazer reformas, investimentos, obras. Porque o Semae foi sucateado há décadas e não se recupera 400, quase meio milhão de habitantes do dia para a noite. Então, vamos ter esperança assim, mas vamos ter paciência para a gente resolver junto”, garantiu o novo chefe do Executivo.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.