Secretaria de Saúde solicitou 15 mil doses de vacinas para reforçar a imunização das pessoas durante o período de festas. Novos casos saltaram de 26 para 691 entre 1º e 21 de dezembro. Sesacre solicitou 15 mil doses de vacinas para reforçar a imunização
Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda
Nas últimas semanas, tem sido comum encontrar pessoas com sintomas gripais, positivadas para Covid-19, e as unidades de saúde lotadas. Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) comprovam que as taxas de novos casos de Covid-19 aumentaram significativamente em dezembro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Em caso de sintomas, a recomendação é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no caso dos municípios do interior. Já na capital a UPA do Segundo Distrito é referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19.
Os atendimentos também podem ser feitos nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap) de Rio Branco.
Na Semana Epidemiológica 49 foram registrados 26 novos casos, na semana seguinte foram 182 novos casos. Já na Semana Epidemiológica 51, a última ser divulgada pela Sesacre, houve o registro de 691 novas infecções confirmadas.
Isso significa que a taxa de crescimento ficou 25 vezes acima do registrado na primeira semana de dezembro.
Ao longo do ano, foram confirmados 2.410 novos casos e 13 mortes pela doença. Os dados são dos boletins da Sesacre, correspondentes as semanas epidemiológicas (SE) 49 e 51, que terminou no último dia 21.
Os dados da SE 52, que corresponde ao período entre 22 e 28 de dezembro, ainda estão sendo contabilizados, conforme a técnica responsável pelas síndromes respiratórias, Anub Martins.
Além das festas e comemorações em dezembro, o aumento de casos é esperado também por conta do período de chuvas, que ajuda a disseminar as doenças respiratórias. Para reforçar a imunização neste período, a Sesacre solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 15 mil doses de vacinas. A informação foi divulgada nesta terça-feira (31).
LEIA TAMBÉM:
Casos de Covid-19 aumentam mais de 426% em Rio Branco no período de 14 dias e Saúde emite alerta
A previsão é que as doses cheguem ao Acre na próxima quinta (2). “O cenário atual é reflexo da baixa cobertura vacinal nos últimos meses. Precisamos buscar a vacinação antes que o número de casos se torne alarmante”, disse a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles.
Veja a quantidade pessoas vacinadas no Acre:
Duas doses – 634.346
Três doses – 348.361
Quatro doses – 85.538
Casos de Covid-19 voltam a crescer em Rio Branco e causam preocupação
Medidas preventivas para o período
Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar máscaras em locais de maior risco de transmissão;
Manter a vacinação contra Covid-19 e outras doenças respiratórias em dia
Reveja os telejornais do Acre