Marina da Beira-Mar, Porto de Itajaí e novas pontes: o que está na pauta de SC para 2025

Depois de um 2024 marcado pelas eleições municipais para prefeituras e câmaras de vereadores por todo o Brasil, o ano que está por vir reserva expectativas em avanços na infraestrutura e no desenvolvimento de Santa Catarina. Confira alguns assuntos que o ND Mais selecionou para os catarinense ficarem de olho na pauta de SC para 2025.

Ponte milionária, Marina da Beira-Mar, transporte marítimo, reviravolta no Porto de Itajaí e mais: as pautas de SC para 2025 - Foto: Reprodução/ND

Ponte milionária, Marina da Beira-Mar, transporte marítimo, reviravolta no Porto de Itajaí e mais: as pautas de SC para 2025 – Foto: Reprodução/ND

Principais assuntos na pauta de SC para 2025

Ponte da Lagoa da Conceição

Em construção desde 2023, a nova ponte da Lagoa da Conceição está prevista para ser concluída em meados de 2025, quando acaba o contrato de licitação com a empresa responsável pelo empreendimento. Mas a intenção da Secretaria de Infraestrutura e Transportes de Florianópolis é liberar o trânsito no dia 23 de março, no aniversário da cidade, conforme apurou a Coluna Bom Dia.

O investimento da obra é de R$ 53 milhões, sendo R$ 48 milhões do governo estadual e o outros R$ 5 milhões da Prefeitura de Florianópolis. Além da ponte, o investimento na Lagoa prevê a revitalização do entorno, com a remoção da ponte antiga, melhorias dos parques e praças, além da iluminação das vias.

Prefeitura de Florianópolis tem a intenção de liberar o trânsito na nova Ponte da Lagoa da Conceição em março, no dia do aniversário da cidade - Foto: Divulgação/ND

Prefeitura de Florianópolis tem a intenção de liberar o trânsito na nova Ponte da Lagoa da Conceição em março, no dia do aniversário da cidade – Foto: Divulgação/ND

Florianópolis tem outras pontes na pauta

Após dez anos de interdições, a remoção de 1,3 mil peças de concreto da passarela de pedestres da Ponte Colombo Machado Salles, em Florianópolis, começou a ser feita em agosto de 2024.

O prazo para realização das obras era julho de 2024, mas atrasos na contratação da empresa responsável pela remoção do concreto e a construção de uma nova adutora da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), localizada sob a passarela das pontes, adiaram o início dos trabalhos.

Em setembro, com investimento de R$ 11,8 milhões, a Casan começou a obra de instalação da nova adutora de água tratada, na ponte Pedro Ivo Campos. O trabalho irá desativar a adutora atual, localizada sob a Ponte Colombo Salles. A expectativa é que os trabalhos se estendam até março de 2025. Já a remoção do concreto das passarelas, orçadas em R$ 3,7 milhões, deve ser concluída em meados do próximo ano.

Foram dez anos de espera, mas a reforma nas duas pontes que ligam a ilha ao continente em Florianópolis começou em 2024 e deve ser concluída em 2025 - Foto: Germano Rorato/ND

Foram dez anos de espera, mas a reforma nas duas pontes que ligam a ilha ao continente em Florianópolis começou em 2024 e deve ser concluída em 2025 – Foto: Germano Rorato/ND

O vaivém na Marina da Beira-Mar Norte está perto do fim em Florianópolis

Lá se vão dez anos de uma longa novela na capital catarinense. Com projeto elaborado em 2015, a Marina da Beira-Mar Norte teve edital de construção lançado somente em 2020. Mas ainda aguardava liberação ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC), o que ocorreu de maneira prévia no início de 2024. Depois de meses de tramitação, a licença definitiva ainda é aguardada.

Segundo apurou a Coluna Bom Dia, o IMA deve iniciar a análise dos documentos referentes aos licenciamentos para a construção a partir do dia 6 de janeiro de 2025. A expectativa é que, finalmente, os documentos sejam aprovados e as obras tenham início ainda neste ano, com previsão de conclusão entre 2027 e 2029.

Projeto da Marina da Beira-Mar Norte: será que finalmente sai do papel em 2025? - Foto: NTV e Ark7 Arquitetos/Reprodução/ND

Projeto da Marina da Beira-Mar Norte: será que finalmente sai do papel em 2025? – Foto: NTV e Ark7 Arquitetos/Reprodução/ND

Prazo aperta para a conclusão da reforma da Rodoviária Rita Maria

Entregue à iniciativa privada em dezembro de 2022, o Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis tem uma reforma estrutural completa estimada em cerca de R$ 40 milhões. No entanto, pouco já avançou.

A Sinart, empresa que administra o Rita Maria, projetou uma série de melhorias, como a instalação de escadas rolantes, elevadores, reforma e ampliação dos banheiros e fraldários, wi fi em todo o terminal, modernização do saguão de embarque e novos halls de circulação.

Porém a maior parte das promessas ainda não saíram do papel. Segundo a Sinart, o governo estadual já deu o sinal verde para o avanço das obras, mas ainda faltam liberações da Prefeitura de Florianópolis, do Corpo de Bombeiros e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e, por essa razão, o início das reformas mais intensas ainda é aguardado.

O contrato com a Sinart vai até dezembro de 2025, quando completam-se três anos de administração. A expectativa é que as reformas mais vistosas na rodoviária avancem até o fim do contrato.

Terminal Rodoviário Rita Maria segue aguardando reformas e modernização, o que deve avançar em 2025 - Foto: Leo Munhoz/ND

Terminal Rodoviário Rita Maria segue aguardando reformas e modernização, o que deve avançar em 2025 – Foto: Leo Munhoz/Arquivo/ND

Rodovias federais ainda aguardando conclusão de obras…

  • Restauração da BR-163

No Oeste catarinense, a restauração do concreto na BR-163 já se encontra na sua etapa final.

Ao longo dos 47 km de obra entre Dionísio Cerqueira e Guaraciaba, já foram entregues 45,72 km de pavimento rígido; 45,44 km de drenagem; 46,26 km de OAC; 45,44 km de sinalização horizontal; e oito contenções. Com investimento de R$ 316 milhões do DNIT, a previsão de conclusão do empreendimento é julho de 2025.

A pavimentação e adequação de capacidade da BR-163, no Extremo-Oeste catarinense, deve estar completamente concluída em julho de 2025 - Foto: DNIT/Divulgação/ND

A pavimentação e adequação de capacidade da BR-163, no Extremo-Oeste catarinense, deve estar completamente concluída em julho de 2025 – Foto: DNIT/Divulgação/ND

  • Duplicação da BR-470

Já no Litoral Norte, a duplicação da BR-470 ocorre há dez anos. Com 73 km de extensão da obra, cerca de 82% foi concluído até o momento e os investimentos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) somam R$ 1,5 bilhão.

Até o momento, os lotes 1 e 2 estão cerca de 95% concluídos, enquanto o lote 3 está com 60% da duplicação feita e o 4 está 65% duplicado. Os trabalhos estão pausados durante as festas de fim de ano e devem ser retomados no início de 2025. A expectativa é que todos os 73 km da obra sejam concluídos até o final de 2026.

Duplicação da BR-470 está divida em quatro lotes, mas nenhum deles está 100% concluído. Apesar disso, há expectativa de avanços em 2025 - Foto: Adriano Raulino/NDTV

Duplicação da BR-470 está divida em quatro lotes, mas nenhum deles está 100% concluído. Apesar disso, há expectativa de avanços em 2025 – Foto: Adriano Raulino/NDTV

O Porto de Itajaí vai ser de quem, afinal?

Gerido pelo município desde 1995, o Porto de Itajaí deve passar por uma mudança de comando. No dia 17 de dezembro, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou que vai retomar da gestão do Porto de Itajaí 20 anos após convênio assinado entre as duas partes.

O prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), classificou a medida como uma “decisão unilateral, tomada sem a devida consulta aos diversos setores da sociedade, à população e aos representantes locais”. Já o governador Jorginho Mello (PL) reagiu afirmando que entrará na Justiça contra a medida.

Em 19 de dezembro, uma desembargadora concedeu liminar assegurando a continuidade da gestão do Porto de Itajaí pelo município até que seja implementado um plano de transição adequado para a federalização, mas, no dia 23, uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou a liminar da desembargadora e, dessa forma, o processo de federalização deve prosseguir em 2025.

A briga pela gestão do Porto de Itajaí foi intensa no último mês de 2024, mas a última vitória foi do Governo Federal, que deve gerir o local a partir de 2025 - Foto: Matheus Souza/Porto de Itajaí/ND

A briga pela gestão do Porto de Itajaí foi intensa no último mês de 2024, mas a última vitória foi do Governo Federal, que deve gerir o local a partir de 2025 – Foto: Matheus Souza/Porto de Itajaí/ND

Será o fim da novela do transporte marítimo da Grande Florianópolis?

Eleito para mais quatro de gestão frente a Florianópolis, o prefeito Topazio Neto (PSD) revelou, em um encontro realizado no início de dezembro, que a sua gestão vai investir no transporte marítimo na Ilha de Santa Catarina, afirmando que “a mobilidade é o principal problema da capital”.

A intenção é disponibilizar embarcações elétricas em rotas entre o continente e a ilha, bem como em trechos entre diferentes pontos da ilha. O modelo a ser implantado foi buscado em Vitória (ES) e deve ser adaptado à realidade local.

No anúncio, o prefeito não detalhou se o plano já está orçado e não deu mais informações sobre as rotas planejadas. Mas a expectativa é de que, ainda em 2025, o plano avance no aspecto burocrático, com a contratação licitatória de uma empresa e o início da implementação do transporte marítimo em Florianópolis.

Será que a população manezinha vai, finalmente, ver o transporte marítimo na capital catarinense em 2025? - Foto: Flávio Tin/ND

Será que a população manezinha vai, finalmente, ver o transporte marítimo na capital catarinense em 2025? – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND

E a Rodovia Via Mar, a nova megaobra do governo de SC? Vai sair?

Depois do Contorno Viário, a construção de uma nova megaobra deve reverberar em Santa Catarina. Em outubro de 2024, o projeto do Contorno Litorâneo Norte, ou Rodovia Via Mar, que será paralela à BR-101, foi aprovado pelo governador Jorginho Mello (PL).

Com extensão de mais de 145 km de estrada e custo total estimado em R$ 7 bilhões — quase o dobro do Contorno Viário —, a Rodovia Via Mar deve ligar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, desafogando o trânsito na BR-101.

No projeto, é previsto que a rodovia tenha seis faixas em sentido duplo em todos os trechos. A construção será dividida em cinco lotes e a listagem dos municípios pelos quais a rodovia irá passar ainda depende do traçado definido no projeto executivo.

No entanto, quem espera pelo início das obras em 2025 vai ter que esperar um pouco mais, já que o governo ainda trabalha nos projetos executivos para que a obra se torne objeto de licitação. A conclusão dessa etapa deve ser feita apenas em 2026.

Rodovia Via Mar será alternativa paralela a BR-101, mas 2025 será dedicado à elaboração dos projetos executivos da nova megaobra do governo catarinense - Foto: Reprodução/Ecopik/ND

Rodovia Via Mar será alternativa paralela a BR-101, mas 2025 será dedicado à elaboração dos projetos executivos da nova megaobra do governo catarinense – Foto: Reprodução/Ecopik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.