Depois de um 2024 marcado pelas eleições municipais para prefeituras e câmaras de vereadores por todo o Brasil, o ano que está por vir reserva expectativas em avanços na infraestrutura e no desenvolvimento de Santa Catarina. Confira alguns assuntos que o ND Mais selecionou para os catarinense ficarem de olho na pauta de SC para 2025.
Principais assuntos na pauta de SC para 2025
Ponte da Lagoa da Conceição
Em construção desde 2023, a nova ponte da Lagoa da Conceição está prevista para ser concluída em meados de 2025, quando acaba o contrato de licitação com a empresa responsável pelo empreendimento. Mas a intenção da Secretaria de Infraestrutura e Transportes de Florianópolis é liberar o trânsito no dia 23 de março, no aniversário da cidade, conforme apurou a Coluna Bom Dia.
O investimento da obra é de R$ 53 milhões, sendo R$ 48 milhões do governo estadual e o outros R$ 5 milhões da Prefeitura de Florianópolis. Além da ponte, o investimento na Lagoa prevê a revitalização do entorno, com a remoção da ponte antiga, melhorias dos parques e praças, além da iluminação das vias.
Florianópolis tem outras pontes na pauta
Após dez anos de interdições, a remoção de 1,3 mil peças de concreto da passarela de pedestres da Ponte Colombo Machado Salles, em Florianópolis, começou a ser feita em agosto de 2024.
O prazo para realização das obras era julho de 2024, mas atrasos na contratação da empresa responsável pela remoção do concreto e a construção de uma nova adutora da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), localizada sob a passarela das pontes, adiaram o início dos trabalhos.
Em setembro, com investimento de R$ 11,8 milhões, a Casan começou a obra de instalação da nova adutora de água tratada, na ponte Pedro Ivo Campos. O trabalho irá desativar a adutora atual, localizada sob a Ponte Colombo Salles. A expectativa é que os trabalhos se estendam até março de 2025. Já a remoção do concreto das passarelas, orçadas em R$ 3,7 milhões, deve ser concluída em meados do próximo ano.
O vaivém na Marina da Beira-Mar Norte está perto do fim em Florianópolis
Lá se vão dez anos de uma longa novela na capital catarinense. Com projeto elaborado em 2015, a Marina da Beira-Mar Norte teve edital de construção lançado somente em 2020. Mas ainda aguardava liberação ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC), o que ocorreu de maneira prévia no início de 2024. Depois de meses de tramitação, a licença definitiva ainda é aguardada.
Segundo apurou a Coluna Bom Dia, o IMA deve iniciar a análise dos documentos referentes aos licenciamentos para a construção a partir do dia 6 de janeiro de 2025. A expectativa é que, finalmente, os documentos sejam aprovados e as obras tenham início ainda neste ano, com previsão de conclusão entre 2027 e 2029.
Prazo aperta para a conclusão da reforma da Rodoviária Rita Maria
Entregue à iniciativa privada em dezembro de 2022, o Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis tem uma reforma estrutural completa estimada em cerca de R$ 40 milhões. No entanto, pouco já avançou.
A Sinart, empresa que administra o Rita Maria, projetou uma série de melhorias, como a instalação de escadas rolantes, elevadores, reforma e ampliação dos banheiros e fraldários, wi fi em todo o terminal, modernização do saguão de embarque e novos halls de circulação.
Porém a maior parte das promessas ainda não saíram do papel. Segundo a Sinart, o governo estadual já deu o sinal verde para o avanço das obras, mas ainda faltam liberações da Prefeitura de Florianópolis, do Corpo de Bombeiros e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e, por essa razão, o início das reformas mais intensas ainda é aguardado.
O contrato com a Sinart vai até dezembro de 2025, quando completam-se três anos de administração. A expectativa é que as reformas mais vistosas na rodoviária avancem até o fim do contrato.
Rodovias federais ainda aguardando conclusão de obras…
- Restauração da BR-163
No Oeste catarinense, a restauração do concreto na BR-163 já se encontra na sua etapa final.
Ao longo dos 47 km de obra entre Dionísio Cerqueira e Guaraciaba, já foram entregues 45,72 km de pavimento rígido; 45,44 km de drenagem; 46,26 km de OAC; 45,44 km de sinalização horizontal; e oito contenções. Com investimento de R$ 316 milhões do DNIT, a previsão de conclusão do empreendimento é julho de 2025.
- Duplicação da BR-470
Já no Litoral Norte, a duplicação da BR-470 ocorre há dez anos. Com 73 km de extensão da obra, cerca de 82% foi concluído até o momento e os investimentos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) somam R$ 1,5 bilhão.
Até o momento, os lotes 1 e 2 estão cerca de 95% concluídos, enquanto o lote 3 está com 60% da duplicação feita e o 4 está 65% duplicado. Os trabalhos estão pausados durante as festas de fim de ano e devem ser retomados no início de 2025. A expectativa é que todos os 73 km da obra sejam concluídos até o final de 2026.
O Porto de Itajaí vai ser de quem, afinal?
Gerido pelo município desde 1995, o Porto de Itajaí deve passar por uma mudança de comando. No dia 17 de dezembro, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou que vai retomar da gestão do Porto de Itajaí 20 anos após convênio assinado entre as duas partes.
O prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), classificou a medida como uma “decisão unilateral, tomada sem a devida consulta aos diversos setores da sociedade, à população e aos representantes locais”. Já o governador Jorginho Mello (PL) reagiu afirmando que entrará na Justiça contra a medida.
Em 19 de dezembro, uma desembargadora concedeu liminar assegurando a continuidade da gestão do Porto de Itajaí pelo município até que seja implementado um plano de transição adequado para a federalização, mas, no dia 23, uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou a liminar da desembargadora e, dessa forma, o processo de federalização deve prosseguir em 2025.
Será o fim da novela do transporte marítimo da Grande Florianópolis?
Eleito para mais quatro de gestão frente a Florianópolis, o prefeito Topazio Neto (PSD) revelou, em um encontro realizado no início de dezembro, que a sua gestão vai investir no transporte marítimo na Ilha de Santa Catarina, afirmando que “a mobilidade é o principal problema da capital”.
A intenção é disponibilizar embarcações elétricas em rotas entre o continente e a ilha, bem como em trechos entre diferentes pontos da ilha. O modelo a ser implantado foi buscado em Vitória (ES) e deve ser adaptado à realidade local.
No anúncio, o prefeito não detalhou se o plano já está orçado e não deu mais informações sobre as rotas planejadas. Mas a expectativa é de que, ainda em 2025, o plano avance no aspecto burocrático, com a contratação licitatória de uma empresa e o início da implementação do transporte marítimo em Florianópolis.
E a Rodovia Via Mar, a nova megaobra do governo de SC? Vai sair?
Depois do Contorno Viário, a construção de uma nova megaobra deve reverberar em Santa Catarina. Em outubro de 2024, o projeto do Contorno Litorâneo Norte, ou Rodovia Via Mar, que será paralela à BR-101, foi aprovado pelo governador Jorginho Mello (PL).
Com extensão de mais de 145 km de estrada e custo total estimado em R$ 7 bilhões — quase o dobro do Contorno Viário —, a Rodovia Via Mar deve ligar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, desafogando o trânsito na BR-101.
No projeto, é previsto que a rodovia tenha seis faixas em sentido duplo em todos os trechos. A construção será dividida em cinco lotes e a listagem dos municípios pelos quais a rodovia irá passar ainda depende do traçado definido no projeto executivo.
No entanto, quem espera pelo início das obras em 2025 vai ter que esperar um pouco mais, já que o governo ainda trabalha nos projetos executivos para que a obra se torne objeto de licitação. A conclusão dessa etapa deve ser feita apenas em 2026.