Parece mentira, mas não é. Um salão de beleza em Kannauj, na Índia, foi demolido após um vídeo mostrar o dono usando a saliva para massagear o rosto de um cliente.
Na ocasião, o cliente, aparentemente, não percebeu a violação cometida pelo barbeiro, tanto que o próprio fez sinal de positivo para a câmera e com um sorriso, aprovou a ação no rosto. O vídeo viralizou:
#Kannauj- Viral Video of Barber Using Spit for Massage Shocks Kannauj, Police Begin Investigation@Uppolice @kannaujpolice #viralvideo #TrendingNow #trendingvideo pic.twitter.com/7yzNHbIdZT
— The Vocal News (@thevocalnews) August 7, 2024
O barbeiro foi identificado como Yusuf e a imprudência provocou protestos, incluindo de políticos.
Com isso, nesta quinta-feira (8), os funcionários da Prefeitura de Kannauj destruíram, com uma retroescavadeira, o rudimentar salão construído com madeira e cobertura plástica. A alegação dos órgãos públicos foi de que o salão estava erguido em um terreno estatal.
Se um barbeiro utiliza saliva para massagear um cliente, isso é uma prática altamente anti-higiênica e inapropriada. A saliva contém bactérias que podem causar infecções ou outras complicações, especialmente quando aplicada diretamente sobre a pele.
Tal prática vai contra os padrões modernos de higiene, que exigem o uso de produtos esterilizados e procedimentos seguros para garantir a saúde e o bem-estar dos clientes.
Vale dizer que o termo “barbeiro que cospe no pincel” refere-se a uma prática antiga e anti-higiênica em que alguns barbeiros molhavam o pincel de barbear com saliva antes de aplicar o sabão no rosto dos clientes.
Essa expressão passou a ser usada de forma pejorativa para descrever profissionais ou pessoas que adotam métodos de trabalho descuidados ou inadequados, especialmente em relação à higiene.