Conteúdo de caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo foi extraído, afirma Cenipa

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) conseguiu extrair todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo.

A informação foi divulgada neste domingo (11) pelo chefe do órgão, brigadeiro Marcelo Moreno, em coletiva de imprensa. Ele afirmou que os dados obtidos serão analisados por investigadores em Brasília.

caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo

Conteúdo de caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo foi extraído – Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação/ND

As caixas-pretas são um sistema que grava dados do voo, como altitude, velocidade e as vozes na cabine.

“Os dados foram obtidos, validados, e agora aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo, regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade”, explicou Moreno.

Motores do avião que caiu em Vinhedo serão analisados

Começou também na última sexta-feira (09) a remoção dos motores da aeronave, que serão armazenados inicialmente na cidade de São Paulo, nas instalações do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV).

Segundo o brigadeiro, no local, os motores serão segregados e analisados por um engenheiro qualificado para a emissão de um laudo, como uma parte da investigação, para confirmar se, durante o impacto, os motores estavam desenvolvendo potência.

.Motores do avião que caiu em Vinhedo serão analisados – Foto: FAB/ Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) já recebeu representantes da Agência Francesa, Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile, France – BEA FRANÇA, responsável pela fabricação da aeronave.

Além disso, o chefe do Cenipa afirmou na coletiva que investigadores da Agência Canadense, Transportation Safety Board – TSB, que é responsável pela fabricação dos motores, também seriam recebidos nas próximas horas.

Sobre o acidente

O avião de médio porte caiu na tarde da última sexta-feira em Vinhedo e era da companhia Voepass, antiga Passaredo. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, e pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50. Porém, durante o trajeto perdeu altitude, caiu e explodiu.

Avião cai em Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND

Com capacidade para até 68 passageiros, a Voepass Linhas Aéreas informou em nota que tinham 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. A companhia disse que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos.

O avião que caiu é o modelo ATR 72-500, um turbohélice. Não houve sobreviventes. Ninguém que estava no solo foi atingido.

Dentre as vítimas do acidente, havia, pelo menos, quatro catarinenses, sendo eles:

  • Diogo Boeira Ávila, farmacêutico, de 42 anos;
  • Paulo Henrique da Silva Alves, engenheiro sanitário, de 39 anos;
  • Rafael Fernando dos Santos, servidor do Ministério Público de Santa Catarina, de 41 anos;
  • Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, filha de Rafael.

*Com informações do portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.