Retrospectiva 2024: confira as fotos que marcaram o ano no Amazonas


g1 selecionou alguns registros dos acontecimentos que tiveram grande repercussão no estado. Retrospectiva 2024: confira as fotos que marcaram o ano no Amazonas.
Reprodução
Em clima de retrospectiva, o g1 reuniu dez imagens de acontecimentos que marcaram o ano de 2024. Os registros refletem momentos que vão entrar para a história.
Corpo de artista venezuelana é achado no interior do AM
Roupas e violão da artista venezuelana Julieta Hernández assassinada no Amazonas
Divulgação/PC-AM
O corpo da artista venezuelana Juliena Hernández foi encontrado em janeiro deste ano, em uma área de mata em Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Ela desapareceu enquanto pedalava pelo estado, em dezembro de 2023.
Isabelle Nogueira recebe festa em Manaus após BBB
Isabelle Nogueira em carreata pelas ruas de Manaus
Marcely Gomes/SEC
A ex-BBB Isabelle Nogueira ganhou o carinho dos fãs e até uma carreata pelas ruas de Manaus após o fim do Big Brother Brasil 2024. Ela ficou em 3º lugar no reality.
Ao chegar na capital amazonense, Isabelle foi recebida por amigos e familiares. Em seguida, foi recepcionada pelos Bois Caprichoso e Garantido e recebeu carinho dos fãs que estavam no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com vários presentes que remetiam a participação dela no BBB 24, entre eles um grilo feito de crochê e um crachá de Ministra da Cultura.
Família de Djidja Cardoso é presa suspeita de envolvimento na morte da ex-sinhazinha
Gerente do salão da família, mãe e irmão de Djidja Cardoso presos em Manaus
Rede Amazônica
Cleusimar Cardoso e Ademar Cardoso, mãe e irmão da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, foram presos em maio, logo após a morte da empresária, suspeitos de envolvimento no caso.
Segundo a investigação da Polícia Civil, a família de Djidja criou o grupo religioso “Pai, Mãe, Vida”, que promovia o uso indiscriminado de cetamina, droga sintética, de uso humano e veterinário, que causa alucinações e dependência. Além da mãe e irmão de Djidja, foram presos funcionários de uma rede de salão de beleza da família, o ex-namorado da empresária, um coach, além de dono e funcionários de clínicas veterinárias suspeita de fornecer a droga para o grupo.
Eles também foram condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Caprichoso tricampeão
Boi Caprichoso
Alex Pazuello/Secom
O Boi Caprichoso foi o tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, o Touro Negro emocionou os torcedores e conquistou o 26º título da agremiação.
O Caprichoso ganhou a primeira noite do festival com 419,8 pontos contra 419,7 do Boi Garantido. Na segunda noite e terceira noites, os dois bois empataram com 419,8 e 419,7, respectivamente. Ao todo, foram julgados os 21 itens, divididos em três blocos, e que compõem a apresentação de cada bumbá.
O adeus a Márcio Souza
Márcio Souza morre, aos 78 anos, em Manaus
Reprodução/TV Globo
O escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza morreu em agosto deste ano, aos 78 anos, em Manaus. O também cineasta é autor do romance de sucesso “Mad Maria”, que inspirou a criação da minissérie brasileira de mesmo nome, produzida pela Rede Globo.
Souza nasceu na capital amazonense, no ano de 1946. O amazonense era romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S. Paulo e A Crítica.
Mancha de fogo atinge o Amazonas
Mancha de fogo encobre parte da Amazônia e países da América do Sul.
Reprodução/Windy
Uma mancha de fogo com mais 500 quilômetros de extensão e mais de 400 quilômetros de largura encobriu parte do Amazonas neste ano, conforme captado pelo satélite europeu Copernicus. Além do estado, o fenômeno também encobriu o Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas do Peru, Bolívia e parte do Paraguai.
Neste ano, o Amazonas também entrou em estado de emergência ambiental devido às queimadas ocorridas em todo o estado que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foram mais de 25 mil – o pior número em 26 anos.
Rio Negro vive pior seca pelo segundo ano consecutivo
Seca em 2024 na Marina do Davi, em Manaus.
Alexandro Pereira/Rede Amazônica
O Rio Negro alcançou 12,11 metros em 2024, marcando a pior seca da história de Manaus pelo segundo ano consecutivo, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
A situação alterou o visual do Encontro das Águas e levou a prefeitura a fechar a Praia da Ponta Negra. Com a seca, surgiram bancos de areia na orla, afastando embarcações do ponto tradicional de atracação próximo à via pública. Em todo o estado, mais de 800 mil pessoas foram afetadas pelo fenômeno.
Deslizamento de terra no Porto da Terra Preta
Porto de Terra Preta, no interior do Amazonas, em 7 de outubro de 2024
Divulgação/Marinha do Brasil
Um deslizamento de terra abriu uma cratera na orla de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, e engoliu parte do Porto da Terra Preta, no início de outubro. Duas pessoas morreram, entre eles uma criança, e nove pessoas ficaram feridas.
Manacapuru fica a 68 quilômetros da capital, às margens do Rio Solimões. Neste ano, o rio registrou níveis extremamente baixos devido à seca. No último dia 30, a região do Baixo Solimões atingiu 2,90 metros, o nível mais baixo já registrado no município.
David Almeida é reeleito prefeito de Manaus
David Almeida (Avante)
Divulgação
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi reeleito para governar a capital amazonense por mais quatro anos. Ele alcançou 54,59% dos votos, totalizando 576.171 votos, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no segundo turno das eleições municipais. No total, Almeida venceu em 11 das 13 zonas eleitorais da cidade.
David Almeida vai governar Manaus ao lado do vice-prefeito eleito Renato Júnior (Avante), que é empresário e foi secretário de feiras e mercados durante o primeiro mandato do político à frente da prefeitura da capital.
Acidente deixa quatro mortos na AM-010
Destroços do acidente envolvendo carreta e ônibus na rodovia AM-010
Liam Cavalcante/Rede Amazônica
Quatro pessoas morreram após um acidente de trânsito na AM-010, rodovia que liga Manaus ao município de Itacoatiara, na Região Metropolitana, em dezembro. Uma carreta bi-trem colidiu com um ônibus da empresa Expresso Transamazônia. De acordo com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cerca de 16 pessoas ficaram feridas.
O ônibus vinha de Itapiranga, município também localizado na Região Metropolitana da capital, com destino a Manaus, e o caminhão seguia na outra pista quando houve a colisão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.