Dezembro Vermelho: casos de HIV caem mais de 30% em Juiz de Fora


Uma das estratégias de prevenção é o uso da medicação Profilaxia Pré-exposição (PrEP), distribuída pelo SUS, que também realiza testes rápidos gratuitos nas unidades da saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento. PrEP
Ministério da Saúde
Em Juiz de Fora, 187 pessoas foram diagnosticadas com o vírus HIV neste ano. Em 2023 houve 281 casos identificados, e os números indicam uma diminuição de 33% dos diagnósticos no município, segundo dados da Secretaria de Saúde do município.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Ainda conforme os dados, a faixa etária com mais incidências de casos é entre os 20 e 34 anos, com 93 diagnósticos em 2024. Em seguida, vem as pessoas com 35 e 49 anos.

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ele é uma infecção sexualmente transmissível e causador da Aids, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.
Uma das estratégias de prevenção combinada ao HIV é a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), uma medicação ofertada de forma gratuita pelo SUS, que pode gerar uma proteção de até 99% contra o HIV no sexo anal e 90% no vaginal.
Atualmente, toda pessoa com mais de 15 anos, acima de 35 kg e que tenha risco de contaminação por HIV, uma vulnerabilidade sexual ou simplesmente que tem interesse em fazer a prevenção e é sexualmente ativa pode fazer uso da PrEP.
Oficial da Marinha usa PrEP diariamente
Harrison de Carvalho Nogueira, 41 anos, oficial da Marinha Mercante, engenheiro de produção e atualmente estudante de medicina, é uma dessas pessoas que resolveu começar a fazer uso da PrEP.
Ele toma um comprimido diariamente para garantir a proteção e começou o uso há três anos, após ter uma relação desprotegida.
Após relação sem proteção, Harrison passou a fazer uso da PrEP diariamente
Harrison Nogueira/Arquivo pessoal
“A partir desse dia decidi que não me exporia mais a esse tipo de situação e começaria a fazer o uso do PrEP, mesmo fazendo uso de preservativos. Se alguma imprudência ocorresse novamente eu estaria seguro”, revela Harrison sobre sua decisão.
Na cidade, o Departamento possui 692 usuários da PrEP, o que pode ter contribuído para a redução dos casos de HIV.
Em 2023 foram abertos 296 prontuários novos e 290 até outubro de 2024 para começar a tomar a medicação, conforme a Secretaria de Saúde.
Como conseguir a PrEP e a PEP em Juiz de Fora?
As medicações da PrEp e da PEP (Profilaxia Pós-Exposição) são ofertadas na Unidade Dispensadora de Medicamentos do Serviço de Atenção Especializada, localizado no térreo do prédio de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 523, no Morro da Glória. O atendimento é das 8h às 16h45, de segunda a sexta-feira.
Os interessados passam por uma avaliação médica, psicológica e realizam exames, como o teste de HIV. Se tudo estiver certo, podem iniciar o PrEP na hora que quiserem e ir fazendo o acompanhamento com um médico.
A medicação também é ofertada no HPS, em caráter de urgência, em dias e horários em que a unidade da Avenida dos Andradas está fechada.
A PEP consiste na tomada de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. É considerada uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível, de preferência nas primeiras 2 horas após a exposição e no máximo em 72 horas.
Testagem pode ser feita gratuitamente
Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente e, assim, poupar o sistema imunológico.
Pessoas vivendo com HIV que estão em tratamento e mantém a carga viral indetectável não podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
Além disso, há muitas pessoas positivas para o vírus HIV que, mesmo vivendo anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, podem transmiti-la. Por isso, é importante realizar testagens de IST, com recomendação de uma vez por ano para todas as pessoas com vida sexual ativa.
Em Juiz de Fora, há testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Avenida dos Andradas, 523, no Morro da Glória.
Além da oferta dos insumos de prevenção (gel lubrificante e preservativos feminino e masculino), o serviço oferece aconselhamento e orientações, de acordo com as necessidades de cada usuário.
Os testes também podem ser encontrados em todas as unidades básicas de saúde do município.
Dezembro vermelho: Viver com HIV
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.