Menino de 8 anos é encontrado morto às margens de rio no interior do Acre


Matheus de Lima Nery, de 8 anos, desapareceu na tarde de sexta-feira (27) e foi encontrado morto pelos bombeiros em um trecho do Rio Acre em Brasiléia na manhã deste sábado (28). Matheus de Lima Nery, de 8 anos, morreu após se afogar em trecho do Rio Acre em Brasiléia na última sexta-feira (27)
Reprodução/Prefeitura de Brasiléia
Matheus de Lima Nery, de apenas 8 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (28) às margens do Rio Acre na tarde da última sexta-feira (27) em um trecho próximo à casa onde morava no bairro Eldorado, em Brasiléia, no interior do estado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), uma guarnição foi acionada pela família do menino por volta das 17h30 de sexta, informando sobre o desaparecimento dele. De acordo com os familiares, Matheus estava no quintal brincando às 16h enquanto a mãe dele dava banho no filho mais novo. Depois disto, não o viram mais.
Após serem acionados, os militares iniciaram as buscas nas proximidades da casa da família e seguiram até às 20h. Inicialmente, nas margens do rio, a guarnição não encontrou nenhum vestígio que indicasse que criança estivesse passado pela região. Contudo, neste sábado, uma equipe de mergulhadores retornou ao local.
Ao chegarem no manancial, devido às ondas do barco onde estavam os bombeiros, um dos familiares que acompanhavam as buscas nas margens viu o corpo da criança. Logo, avisaram aos mergulhadores que fizeram o resgate.
“A criança não estava tomando banho. Ela estava no quintal brincando [porque] a casa fica próximo do rio, e aí a mãe não viu quando ela saiu. O rio estava muito cheio ontem, e aí [ele] entrou na água sem que a família visse. A criança era autista, em um grau bem elevado, e quando perceberam que não encontraram mais, começaram a fazer as buscas”, informou o subtenente do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Adacir Vivan, ao g1.
Ele disse ainda que, inicialmente, não foi visto nenhum indício de que a criança tivesse ido para o rio por conta do nível elevado do manancial na sexta. Segundo o relatório hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o trecho do Rio Acre em Brasiléia marcava 9,69 metros.
A medição deste sábado (28) não foi informada até a última atualização desta reportagem.
“O rio foi baixando muito rápido e não deu de ver as marcas onde ele entrou na água. Os bombeiros foram até o local ontem [27] por volta das 17h40, eles perceberam que a criança tinha sumido por volta das 16h, e aí foram feitas as buscas nas proximidades, não encontraram, e hoje foi retornado as buscas por água, e no momento que os bombeiros chegaram no local, devido à própria onda do barco, talvez fez com que o corpo viesse a aparecer, que estava nos pequenos galhos, no próprio local onde ele entrou na água, no fundo da residência da família”, complementou.
O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brasiléia para os procedimentos de necrópsia e as investigações serão feitas pela Polícia Civil do município. Matheus havia completado 8 anos no último dia 12 de dezembro.
A prefeitura de Brasiléia emitiu uma nota de pesar lamentando a morte da criança. “Matheus, de apenas 8 anos, era filho do Pastor Rony Nery e da Missionária Sirlene Nery. Após ter sido dado como desaparecido, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros nas margens do Rio Acre. Sua memória será eternamente guardada por seus entes queridos, e sua ausência deixa um vazio imensurável”, destacou um trecho da nota.
A prefeitura de Epitaciolândia, município vizinho, também publicou uma nota neste sábado (28). “A Prefeitura de Epitaciolândia na pessoa do Prefeito Sérgio Lopes manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento precoce de Mateus Lima Nery, que frequentava o Programa Anjo Azul. Descanse em paz”, disse.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.