Você sabe qual é o plural de “gel”? Claro que é “géis”. Mas sabia que existe também outra opção? É “geles”. “Pode parecer muito estranho, porém, outras palavras monossilábicas terminadas em ‘l’ também fazem a flexão de número com terminação dupla e parecida com a de ‘gel’, como ‘gol’: gols, gois e goles; e ‘mel’: méis e meles”, explica Margarete Xavier, autora de língua portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino.
Qual é a origem?
A palavra “gel” tem origem no final do século 19 e deriva do vocábulo francês “gélatine” (tradução de “gelatina”), que por sua vez vem do latim “gelum”, que significa gelo ou frieza.
Em inglês, “gel” passou a ser usado para descrever substâncias semissólidas e translúcidas, e foi amplamente difundido no século 20, especialmente nas áreas de cosméticos e farmacêuticos. Foi então que a palavra foi incorporada ao português com o mesmo significado.
Uso no dia a dia
O plural “geles” é muito pouco usado, mas você pode incorporá-lo em seu cotidiano numa boa. Veja como é possível usar a palavra no singular e no plural:
- Preciso comprar um gel de cabelo para modelar meus cachos.
- Os géis de banho aromáticos são perfeitos para relaxar depois de um dia longo.
- Existem diferentes tipos de geles hidratantes, cada um para um tipo de pele.
Como é nos veículos de imprensa?
A maioria das mídias jornalísticas prefere usar “géis”, mas em alguns casos é possível encontrar a forma “geles”. Dá uma olhadinha nesses exemplos abaixo.
“Para ficar com o cabelo alinhado, por exemplo, influenciadoras usam pomadas e géis que agem como uma cola, deixando até mesmo os fios crespos e cacheados sem nenhum frizz.”
“Já lá se vão uns 25 anos quando as televisões brasileiras foram tomadas pelas propagandas do New Wave e do Studio Line (“Esculpa seus cabelos!”), dois géis (ou geles, segundo o “Aurélio”!) que apresentaram a uma nova geração de garotos e garotas a liberdade de poder bagunçar a cuca.”
“A maioria dos géis é de absorção rápida, mas, dependendo da prova, o atleta também pode precisar do gel de absorção mais lenta. Por isso, é sempre importante consultar um especialista antes de se aventurar no mundo da suplementação.”
“A população poderá aferir pressão e repassar orientações sobre doenças diarreicas agudas, higienização dos alimentos, sintomas e tratamento de tuberculose. Haverá ainda distribuição de preservativos, geles lubrificantes, folders educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.”
Confira outras Dúvidas de Português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.