Nos últimos dias de 2024, você já pode estar pensando sobre as metas financeiras para o próximo ano. O seu objetivo de 2025 pode ser estudar, viajar ou até comprar uma casa própria, mas precisa ser acompanhado de um bom planejamento. Especialistas dão dicas de como mudar sua relação com o dinheiro em 2025.
Muitas dívidas serão passadas de um ano para o outro, mas é importante rever seu planejamento financeiro para evitar que a sua relação com o dinheiro melhore no ano novo.
10 dicas para mudar sua relação com o dinheiro
“Entrar em um novo ano não apaga todos os nossos desafios financeiros do ano anterior”, disse Courtney Alev, defensora do consumidor em entrevista ao Associated Press, segundo Yahoo Finance. “Mas pode realmente ajudar a trazer uma mentalidade de recomeço para como você está administrando suas finanças.”
Mude sua relação com o dinheiro
Se você sente que dinheiro é uma tarefa árdua, que existe vergonha em torno do assunto ou que você nasceu sendo “ruim com dinheiro”, é hora de mudar essa mentalidade, disse Ashley Lapato, educadora de finanças pessoais.
Para ajustar sua abordagem, Lapato recomenda ver as metas financeiras como uma oportunidade de imaginar seu estilo de vida desejado no futuro. Ela recomenda fazer perguntas como: “Como são meus 30 anos? Como são meus 40 anos?” e usar o dinheiro como um meio para chegar lá.
Conheça o seu “por que”
Ao definir suas resoluções financeiras para 2025, é importante estabelecer o “por que” de cada uma delas, disse Matt Watson, CEO da Origin, aplicativo de monitoramento financeiro.
“Se você puder vincular a meta financeira a uma meta de vida maior, será muito mais motivador e mais provável que você continue nesse caminho”, garante Watson. O profissional também recomenda usar uma ferramenta para ajudar você a controlar suas finanças, como um aplicativo, planilha ou site.
Orçamento, orçamento, orçamento
“Faça orçamento mensal para 2025 e acompanhe seus gastos em relação a ele ao longo do ano”, aconselha Greg McBride, analista financeiro chefe do Bankrate.
McBride ainda diz que talvez seja necessário fazer ajustes durante o ano, à medida que certas despesas aumentam, o que exigiria cortes em outras áreas. “Calibre seus gastos com sua renda e, a cada mês em que gastar menos do que o orçado, transfira a diferença para sua conta poupança, de preferência uma conta poupança de alto rendimento”, disse.
Pagar dívidas pendentes
“As taxas de juros provavelmente não cairão muito rápido, então você ainda terá que se esforçar para pagar suas dívidas, especialmente as de cartão de crédito de alto custo”, disse McBride.
Assuma o controle da taxa de juros do seu cartão de crédito
“Você tem mais poder sobre as taxas de juros do cartão de crédito do que pensa que tem”, diz Matt Schulz, analista chefe de crédito da LendingTree.
O profissional ainda conta que um cartão de crédito com transferência de saldo de 0% é “uma boa arma” na luta contra as altas ou taxas de porcentagem anuais. Um empréstimo pessoal de juros baixos também é uma opção.
Estabeleça metas realistas e práticas
Ao planejar suas resoluções financeiras, é importante considerar como você tornará suas metas sustentáveis para seu estilo de vida, diz Alev. “É realmente uma maratona, não uma corrida de velocidade.”
Alev recomenda ainda definir metas realistas e práticas para facilitar a manutenção delas. Por exemplo, em vez de planejar economizar milhares de reias até o fim do ano, comece economizando cerca de R$ 100 por mês.
Não enterre a cabeça na areia
“Você não pode gerenciar o que não pode ver, então estabeleça uma resolução de Ano Novo para verificar sua pontuação de crédito mensalmente em 2025″, disse Rikard Bandebo, economista-chefe da VantageScore. “Certifique-se de pagar mais do que o mínimo em suas contas de crédito, pois essa é uma das melhores maneiras de aumentar sua pontuação de crédito.”
Automatize a poupança, sempre que possível
Mudanças automatizadas, como configurar depósitos diretos de contracheques em contas de poupança dedicadas e providenciar transferências mensais aumenta rapidamente, disse McBride.
Desacelerar
Os objetivos financeiros podem abranger mais do que apenas administrar melhor o dinheiro. Uma regra de ouro para se proteger de golpes é “diminuir o ritmo”, disse Johan Gerber, vice-presidente executivo de soluções de segurança da Mastercard.
“Você precisa desacelerar e conversar com outras pessoas se não tiver certeza se é um golpe”, disse Gerber.
Foco no bem-estar financeiro
Seus objetivos financeiros nem sempre precisam estar enraizados em um valor, eles também podem ser sobre bem-estar. As finanças estão profundamente conectadas com nossa saúde mental e, para cuidar do nosso dinheiro, também precisamos cuidar de nós mesmos.
*Com informações de Associated Press e Yahoo Finance.