Helena, Ravi e Gael lideram ranking de nomes mais registrados no centro-oeste paulista; confira classificação


Helena é o nome feminino mais registrado em Bauru e Marília (SP). Gael e Ravi são a preferência estadual de nomes curtos e de fácil pronúncia. Pela primeira vez desde 2017, um nome masculino foi o mais escolhido pelos pais marilienses
Reprodução/TV TEM
Nomes curtos, de fácil pronúncia e até mesmo de protagonistas das novelas de Manoel Carlos, como, Helena, Ravi e Gael, ficaram no topo do ranking de registros civis neste ano em Bauru e Marília (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Pela primeira vez, desde 2017, o nome Gael foi o mais escolhido pelos pais marilienses, com (46 registros), assumindo a liderança deixada por Helena, que ficou na segunda posição. No entanto, os papais e mamães de Bauru (SP) continuam optando por Helena, com 61 registros. Situação que também reflete uma preferência estadual.
O levantamento é baseado em dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil. De acordo com o presidente da Associação, Gustavo Renato Fiscarelli, os nomes traduzem influências culturais, religiosas e midiáticas das famílias.
“Os cartórios são guardiões da história e da identidade cultural do Brasil, uma verdadeira base de dados da nação, que registra a história de cada família e de cada indivíduo, do nascimento ao óbito, guardando-a para a posteridade”, completa.
LEIA MAIS
Mais de mil Marias e 600 Davis: confira o top 10 de nomes comuns nas escolas estaduais de Bauru e Marília
Significados
Gael, o novo “queridinho” dos papais e mamães de Marília, é considerado um símbolo de orgulho e identidade cultural para a Irlanda derivado do termo “Gaedheal”, que significa “homem irlandês” ou “celta”.
De acordo com o guia de nomes da Revista Crescer, historicamente os Gaels eram um grupo étnico e linguístico que habitava a Irlanda, Escócia e Ilha de Man e, nos dias atuais, é frequentemente escolhido para batizar os recém-nascidos no país.
Já Helena, nome de origem grega, já batizou mais de 133 mil paulistas ao longo da história, segundo os dados da Arpen-Brasil, além de ser popularizado pelas protagonistas das novelas do autor Manoel Carlos (veja abaixo).
Manoel Carlos fala da origem do nome Helena em suas novelas
Por fim, Ravi é um nome de origem no sânscrito, com raiz etimológica relacionada ao termo “ravivara”, que significa “domingo”. Também pode ser traduzido como “sol” ou “raio de sol” e é muito popular em países de origem indiana.
Ranking completo
10 Nomes mais registrados em 2024 em Bauru
Helena – 61 registros
Ravi – 51 registros
Maite – 49 registros
Cecilia – 43 registros
Benicio – 42 registros
Alice – 39 registros
Theo – 38 registros
Bernardo – 38 registros
Davi – 38 registros
Liz – 37 registros
10 Nomes mais registrados em 2024 em Marília
Gael – 46 registros
Helena – 43 registros
Miguel – 39 registros
Cecília – 36 registros
Theo – 36 registros
Davi – 32 registros
Levi – 29 registros
Matie – 28 registros
Alice – 27 registros
Ravi – 27 registros
Mudança de nome
Para realizar a mudança de nome diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF).
O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.
Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará os órgãos expedidores de documentos de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.
A nova lei também trouxe novas regras que facilitaram as mudanças de sobrenomes, abrindo-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo, assim como a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão do casamento ou do divórcio.
Da mesma forma, filhos podem acrescentar sobrenomes em virtude da alteração do sobrenome dos pais e, nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Também passou a ser possível a alteração do sobrenome que pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.