Nunes convida presidente do BC para governo e anuncia novo secretário de Segurança de SP

O prefeito de São Paulo convidou Roberto Campos Neto para integrar sua gestão e anunciou Orlando Morando como novo secretário de Segurança Urbana Agencia Brasil e Reprodução/Wikipédia

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), convidou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para integrar sua gestão e anunciou Orlando Morando (sem partido),  atual prefeito de São Bernardo do Campo, como novo secretário de Segurança Urbana da cidade.

Segundo informações do Uol, o Campos Neto informou que, após deixar o cargo em janeiro, pretende tirar dois meses de férias antes de decidir seu próximo passo. Além do convite de Nunes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também demonstrou interesse em contar com o economista em sua equipe.

A possível composição política pode indicar os primeiros movimentos para a eleição presidencial de 2026, com Tarcísio como potencial candidato ao Palácio do Planalto e Campos Neto sendo cogitado como ministro da Fazenda.  

Enquanto Campos Neto não decide seu futuro profissional, ele é considerado uma peça estratégica para a construção de uma candidatura de centro-direita em 2026. Caso aceite integrar o governo de Tarcísio, poderá ganhar maior visibilidade e até mesmo ser alçado como candidato à Presidência por esse grupo político.  

Trajetória e desafios políticos  

Campos Neto assumiu a presidência do Banco Central em 2019 com ampla aceitação, incluindo elogios da oposição, que o considerava um “nome moderno”. No entanto, ele deixa o cargo sob críticas do PT e do governo Lula, que o acusam de “sabotar” a economia por meio de sucessivos aumentos na taxa de juros para controlar a inflação.  

Orlando Morando

Em suas redes sociais demonstrou entusiasmo com o novo cargo. “Espero trazer bons resultados de experiências bem-sucedidas que tivemos, dentre elas o programa ‘Noite Tranquila'”.

O programa ‘Noite Tranquila’ é uma operação realizada pela Guarda Civil e pela Polícia Militar e Civil, que atuam de forma conjunta, monitoramento de vias públicas com alta concentração de pessoas e bloqueios com foco em veículos equipados com aparelhagem de som.

Os locais de atuação são definidos previamente pelo Comando da GCM, por meio dos serviços de inteligência da guarda e da Polícia Militar e de denúncias da população. 

Em 2024, Morando tentou eleger sua sobrinha, Flávia Morando (União Brasil), como sucessora para a prefeitura de São Bernardo do Campo. Porém, a estratégia não deu certo e ela ficou em quarto lugar, com 21,38% dos votos. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.