A alimentação pode influenciar bastante a sua saúde, especialmente quando se trata da saúde do coração. Você sabia que consumir uma boa quantidade de potássio pode prevenir diversas doenças cardiovasculares? Descubra como!
Em vídeo, o cardiologista Roberto Yano falou sobre a importância de controlar a pressão arterial, especialmente para pessoas com hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos. Para isso, ele recomenda a ingestão de potássio, um grande aliado do coração.
De acordo com o especialista, o potássio ajuda a regular o sódio no corpo, o que contribui para a redução da pressão arterial. “Quando você consome potássio na quantidade certa, você ajuda os rins a eliminarem, com mais facilidade, o excesso do sódio. E assim ele ajuda então no controle da pressão”, diz Yano.
Alimentos ricos em potássio para reduzir a pressão arterial:
- Banana: além de ser fonte de potássio, é rica em fibras, vitamina B6 e antioxidantes. Ajuda a regular a pressão arterial, prevenir câimbras e fornece energia rápida.
- Batata doce: possui vitamina A, fibras e carboidratos complexos. è muito boa para a saúde cardiovascular e manutenção da energia.
- Espinafre: fonte de magnésio e ferro. Ajuda a baixar a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.
- Abacate: possui gorduras boas e antioxidantes. Ajuda a controlar o colesterol e protege o coração.
- Laranja: fonte de vitamina C e antioxidantes. Ajuda no controle da pressão e no fortalecimento do sistema imunológico.
- Melancia: contém 90% de água e licopeno, um antioxidante. Ajuda na hidratação e controle da pressão arterial.
- Feijão preto: rico em potássio, fibras, proteínas e ferro. Auxilia na redução da pressão arterial e prevenção da anemia.
- Tomate: contém licopeno e vitamina C. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a controlar os níveis de sódio e potássio no corpo.
O ideal é variar o cardápio, consumindo diferentes frutas, legumes e grãos, e procurar manter escolhas alimentares saudáveis e consistentes, pois, segundo o especialista, essas ações podem melhorar a saúde cardiovascular, a digestão e até a saúde cerebral.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.