A maneira como reagimos a uma pessoa irritada pode definir o rumo de uma situação, seja ampliando o conflito ou favorecendo a resolução pacífica. Saiba como acalmar uma pessoa irritada e evite que as emoções descontroladas guiem a conversa.
Douglas E. Noll, advogado e especialista em resolução de conflitos, desenvolveu e aplicou métodos eficazes para acalmar uma pessoa irritada durante anos. Em seu livro “Desescalar: Como acalmar uma pessoa irritada em menos de 90 segundos”, ele afirma que existem três passos essenciais para dissipar tensões.
Segundo o especialista, durante um episódio de raiva, os circuitos emocionais do cérebro dominam as funções executivas, ou seja, a capacidade racional de tomar decisões e controlar comportamentos.
Os três passos para acalmar uma pessoa irritada:
- Ignore as palavras e concentre-se nas emoções: não reagir ao que a pessoa diz, mas focar nas emoções subjacentes. Isso é baseado em pesquisas que mostram que o comportamento é guiado por respostas emocionais inconscientes;
- Identifique e rotule emoções: reconhecer sentimentos como raiva, medo ou frustração e verbalizar esses sentimentos com frases como “parece que você está chateado”, mostrando compreensão e empatia;
- Use linguagem de segunda pessoa: validar as emoções da pessoa com frases que reflitam seu estado emocional, ajudando a gerar conexão emocional e diminuir o conflito.
Noll acredita que a resolução de problemas emocionais, como a raiva, exige uma resposta emocional apropriada. Com empatia e compreensão, o especialista sugere que sua técnica pode ser usada para evitar situações de alta tensão.