Durante as festas de fim de ano, é comum exagerar na alimentação, consumir alimentos aos quais não se está habituado e não se hidratar adequadamente, o que pode prejudicar o organismo. Para identificar possíveis sinais de que algo está errado, observe a cor da urina.
Cor da urina pode ser um sinal de alerta
Ao The Sun, o médico geral Johannes Uys revelou que a cor da urina pode indicar como está a saúde do corpo. Porém, não se preocupe, mudanças sutis na urina podem ocorrer, provavelmente causadas por alguns alimentos, como beterraba, amora, cenouras ou álcool. Saiba quando a cor pode representar um sinal de alerta.
O especialista comentou que, se a urina estiver clara, isso é um sinal de boa hidratação. Por outro lado, se ela apresentar uma coloração mais escura, é provável que o corpo esteja desidratado.
Cores de urina que são preocupantes:
- Marrom: pode indicar problemas no fígado;
- Vermelha ou rosa: pode sinalizar sangue na urina, infecções ou problemas renais (se não for relacionada a alimentos);
- Amarelo brilhante: indica excesso de vitaminas;
- Turva: pode ser sinal de infecção do trato urinário;
- Espumosa: pode sugerir problemas renais.
De acordo com Johannes, a cor da urina saudável é amarelo-claro. Ele recomenda beber cerca de 6 a 8 copos de líquidos por dia e esvaziar a bexiga de 4 a 6 vezes para prevenir infecções. Caso ocorram alterações na cor, odor forte ou desconforto ao urinar, é importante procurar um médico imediatamente.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.