Corpo de Bombeiros do Amapá alerta sobre cuidados com fogos de artifício no Réveillon


Prática é comum no período de fim de ano em todo o Brasil, mas pode apresentar riscos para a população e ao meio ambiente. Fogos de artifício devem ser manuseados com cautela
Jamillah Sta. Rosa/ AFP
No período de fim de ano, é comum o manuseio de fogos de artifício por questões de cultura e tradição em todo o país. No entanto, essa prática pode apresentar riscos para a população e ao meio-ambiente.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
No Amapá, fogos com estampidos – que produzem alto som – são estritamente proibidos, podendo prejudicar crianças, idosos, animais e pessoas com hipersensibilidade auditiva como portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá repassou orientações para que a população se atente sobre a prática, divididas em três pontos principais, veja:
1. Qualidade do produto
Os produtos utilizados devem ter a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Antony Duarte, a credibilidade do produto para segurança é um passo principal.
“A nossa preocupação nessa reta de final de ano é com relação utilização de fogos de artifício. A gente precisa ter um cuidado primeiramente na aquisição, tomar os devidos cuidados de comprar em uma loja que tenha credibilidade, que tenha uma certificação, atentar porque garantindo isso aí, essa revenda certificada, você vai ter um produto de qualidade, que passou pelo processo de fiscalização”, disse.
Além disso, os produtos não devem ser alterados da sua composição original de fábrica, o que pode causar uma explosão devido a mistura de componentes.
2. Manuseio cauteloso
Em relação ao manuseio, os Bombeiros orientam que após adquirir o produto certificado e sem estampidos, o utilizador deve atentar-se ao manuseio. O próprio produto apresenta o passo-a-passo sobre como realizar a soltura.
“A gente deve se atentar porque o que se deve priorizar, a segurança na utilização, evitar pegar os fogos de artifício com a mão […]Na própria embalagem do produto você tem a garantia de uma orientação detalhada do fabricante, de que maneira você vai tá utilizando o artefato”
O capitão alertou ainda aos pais e responsáveis, que após adquirir o produto, o deixem longe do alcance das crianças.
“Cuidados devem ser dobrados com as crianças, que naturalmente têm a curiosidade, então quando ela visualizar isso dentro da residência que não é rotineiro pra ela, algo que é novo, que você utiliza raramente ela fica curiosa. Deve se atentar para não deixar de fácil acesso”, concluiu.
3. Ambiente de Soltura
Outro ponto de orientação é o ambiente onde os fogos devem ser soltos, sendo locais abertos, longe de árvores, edifícios, rede elétrica e pessoas. Evitando possíveis incêndios ao entrar em contato com árvores e demais acidentes.
“E ter a aquisição apenas dos fogos que possuam o ruído mínimo, para termos a contemplação visual dos fogos de artifício”, finalizou.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.