A queda do avião da Embraer E190, que aconteceu na quarta-feira (25), no Cazaquistão, foi registrada por sobreviventes que gravaram o acontecimento. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram.
Vídeo mostra máscaras de oxigênio penduradas e danos no avião Embraer E190
Em um dos vídeos é possível ver o homem gravando o próprio rosto, a cabine e em seguida mostrando máscaras de oxigênio penduradas. A imagem mostra passageiros em pé no corredor. Também é possível ver danificação nos painéis.
Um passageiro gravou os últimos momentos do voo que caiu hoje no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo. No final do vídeo podemos ver que o passageiro sobreviveu à queda. Podemos também observar que ele estava sentado na metade anterior da aeronave, que se desprendeu no impacto com… pic.twitter.com/FI8ySTifJJ
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 25, 2024
No outro vídeo, publicado na plataforma X, além de ser filmado dentro do avião, é possível identificar danos na parte lateral no exterior da aeronave. As imagens também mostram perfurações que podem ter sido geradas por objetos que atingiram e penetraram o jato.
Azerbaijan Airlines Flight J28243 tragic Crash : What do we know so far ?
– No official (preliminary) details have been released by a competent authority on the details of circumstances of the crash.
– Azerbaijan Airlines Flight J28243, operated by an Embraer ERJ-190 aircraft… https://t.co/tfVlNvZ5Ni pic.twitter.com/2TdCmo7wEn
— FL360aero (@fl360aero) December 25, 2024
Uma das suspeitas relacionada a ocorrência é interferência externa durante o voo. Mundialmente conhecido, o aplicativo FlightRadar24 apontou que houve interferência no GPS, mas o fenômeno conhecido como ‘jamming’ compromete apenas a precisão da aeronave e não seria o causador da queda.
Ainda não há informações confirmadas sobre o que pode ter causado a queda do avião da Embraer.