Invasão alienígena, bomba atômica e teste para cardíaco: 1º alerta sonoro em celulares de SP sobre enchentes vira meme


Medida inédita é uma nova estratégia da Defesa Civil que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais. Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
O alerta sonoro enviado na noite desta quarta-feira (25), em Campinas (SP), para avisar sobre o risco de enchentes e alagamentos virou meme nas redes sociais. Primeiro do estado de São Paulo, o aviso da Defesa Civil disparou uma sirene nos celulares e acabou assustando moradores da cidade.
No X (antigo Twitter), internautas relataram pensar que o mundo estivesse recebendo a visita de alienígenas ou que uma bomba atômica tivesse sido lançada contra o país. Para outros, o barulho inesperado acabou se mostrando um ‘teste para cardíacos’. 👽💣
Mensagem Defesa Civil em Campinas
Reprodução
📲 A medida inédita é uma nova estratégia para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais. O texto veiculado nos celulares da metrópole foi: “Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro”.
Durante a noite, a metrópole foi atingida por uma pancada de chuva rápida com ventos fortes. O índice total foi de 31 milímetros, com o registro de uma queda de árvore. No entanto, o temporal não provocou muitos estragos ou pontos de alagamentos.
LEIA TAMBÉM:
Entenda por que Defesa Civil enviou alerta sonoro inédito para enchentes em celulares de Campinas
Internautas assustados
Invasão alienígena? Alerta sonoro em celulares de Campinas fez morador pensar em visita de extraterrestres
Reprodução/X
Alerta da Defesa Civil sobre enchentes em Campinas vira meme
Reprodução/X
Internauta reage a alerta enviado pela Defesa Civil
Reprodução/X
Internauta relata susto após receber alerta da Defesa Civil sobre enchentes em Campinas
Reprodução/X
Web reage a notificação enviada pela Defesa Civil aos celulares de Campinas para alertar sobre chuvas
Reprodução/X
Web reage a notificação enviada pela Defesa Civil aos celulares de Campinas para alertar sobre chuvas
Reprodução/X
Web reage a notificação enviada pela Defesa Civil aos celulares de Campinas para alertar sobre chuvas
Reprodução/X
Assustou moradores
De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Em Campinas, segundo o diretor do órgão, Sidnei Furtado, o alerta foi pautado pelos seguintes critérios:
Alerta laranja do INMET vigente para a região;
Emissão de alerta hidrológico de risco ALTO do CEMADEN para o município, que indica a possibilidade ALTA de ocorrências de enxurrada/inundação;
Identificação pelos meteorologistas, através das imagens de radar, de uma área significativa de instabilidade, com taxa de precipitação de 75 mm/h, em direção ao município.
O alerta hidrológico apontou que há condição para mais precipitações pelo menos até sexta-feira (27) no município de Campinas, aumentando o risco de alagamentos e inundações.
“Recomendam-se as ações previstas no Plano de Contingência Municipal e demais ações previstas neste, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga”, diz o alerta hidrológico da Defesa Civil.
Initial plugin text
O que é o alerta?
O alerta recebido por moradores de Campinas faz parte de um novo sistema de emergências do país, anunciado em maio deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Operado pela Defesa Civil, ele busca orientar sobre o risco de desastres, como chuvas intensas e enchentes.
Como ele funciona?
O aviso aparece por 10 segundos em forma de pop-up em todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G, sobressaindo qualquer conteúdo ativo na tela. Ele também emite um alerta sonoro mesmo que o aparelho esteja com o áudio desligado ou sem crédito.
Tipos de alerta
De acordo com a Defesa Civil, há dois tipos de alertas no novo sistema de emergências. Eles variam de acordo com a severidade e finalidade: extremo e severo.
Ambos são caracterizados por ameaças críticas à vida, à propriedade, a infraestruturas etc. O desta quarta, por exemplo, é o extremo. Entenda:
Alerta extremo: a urgência é imediata, e a população precisa adotar medidas de autoproteção naquele exato momento. Emite um sinal sonoro semelhante a uma sirene;
Alerta severo: a urgência não é imediata, tendo a população um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger. Sinal sonoro é um “beep” semelhante a um SMS.
Chuva em Campinas nesta quinta-feira (25)
Marcello Carvalho/g1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.