Navios adaptam tecnologia da época das caravelas para reduzir emissão de poluentes


Impulso do vento diminui utilização dos motores das embarcações, que deixam de liberar toneladas de gás carbônico na atmosfera. Navios adaptam tecnologia da época das caravelas para reduzir emissão de poluentes
Reprodução/TV Globo
Um navio que viajou da China para o porto Vitória, no Espírito Santo, usou menos combustível que navios convencionais. A economia é porque o motor do navio contou com ajuda do vento, cilindros que atuam como se fossem velas.
Quando o vento sopra na lateral ou na polpa, na parte de trás do navio, eles giram em velocidades diferentes, e esse giro dos cilindros faz a força do vento impulsionar o navio para frente.
Essa tecnologia faz a poluição diminuir, por usar menos o combustível do motor e emitir menos gás carbônico. No caso desse e de outros quatro navios, são três mil toneladas de CO2 a menos por ano.
Essas embarcações transportam minério de ferro, principalmente do Brasil para a Ásia. Em 2021, começou a operar o primeiro navio a usar essas velas. E durante os últimos anos foi feito um estudo para saber se era possível colocar mais velas ou usar algumas maiores, para aproveitar ainda mais o vento.
O navio que chegou à Vitória é o maior dos cinco. Tem 362 metros de comprimento e transporta até 400 mil toneladas de minério. Ele tem cinco velas, as maiores já instaladas em um navio — cada uma tem cinco metros de diâmetro e 35 metros de altura, quase do tamanho da estátua do Cristo Redentor.
“A utilização dos ventos está na origem da navegação. A navegação se desenvolveu em função dos ventos, por séculos, milênios. Até dois séculos atrás, quando a gente teve a revolução industrial, a utilização do motor a vapor, motor a combustão, a gente deixou essa tecnologia de lado. E, agora, com o desafio das mudanças climáticas, eu vejo essa reconexão com a natureza, com essa nova tecnologia, o uso da energia eólica pra diminuir as emissões. Criar um novo futuro, de baixo carbono, descarbonizado”, diz Rodrigo Bermelho, diretor de navegação.
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