Falta de aparelhos de hemodiálise em hospital de Bauru impossibilita pacientes de voltarem para casa


Pacientes aguardam há meses, sem poder sair do hospital, por hemodiálise. Segundo eles, problema acarreta em internações prolongadas e sobrecarrega famílias. Hospital Estadual de Bauru (HEB)
Famesp/Divulgação
Pacientes diagnosticados com insuficiência renal enfrentam longas esperas para conseguir fazer hemodiálise no Hospital Estadual de Bauru (SP) e, com isso, não podem voltar para casa. Famílias relatam dificuldades e reivindicam por atendimento adequado.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Reclamações de familiares e pacientes revelam que o acesso ao procedimento não tem sido fácil. Como não conseguem sair da instituição de saúde, outras pessoas também sofrem por conta de falta de vagas para internação.
Em entrevista à TV TEM, José Cícero Cavalcante, de 58 anos, diz que está internado há quatro meses no Hospital Estadual, aguardando vaga para o procedimento. Ele relata o drama vivido ao longo desse período, sem poder sair da instituição.

José Cícero, de 58 anos, paciente do Hospital Estadual de Bauru
Reprodução / TV TEM
“Eu acho que aqui é muito sofrimento para conseguir uma vaga e fazer nosso tratamento. Não temos nada para que ‘podemos’ fazer, não temos atividade nenhuma para sairmos do quarto”, diz José.
Antônio Luiz Rodrigues, de 72 anos, também está internado há três meses no mesmo hospital, em uma situação semelhante. Ambos dependem de avaliações médicas e autorização para iniciarem a diálise peritoneal, uma alternativa para realização do tratamento em casa. No entanto, dizem ainda não ter conseguido.

Antônio Luiz Rodrigues, de 72 anos, paciente do Hospital Estadual de Bauru
Reprodução / TV TEM
“Estamos fazendo na sala de emergência e a gente tem que ficar internado. Essa internação aqui é um transtorno, não tem alimentação direito, a janta é uma sopa… É difícil, não pode sair, não pode tomar um sol, não pode fazer nada. A gente está aqui praticamente preso”, conta Antônio.
A Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Bauru informou que atende 68 cidades, conta atualmente com 151 máquinas de hemodiálise, enquanto o número de pacientes cresce. Há um plano em andamento para ampliar o serviço no Hospital das Clínicas de Bauru, com 31 novas máquinas prometidas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mas ainda sem prazo para início.
O Departamento Regional de Saúde de Bauru informou que os pacientes internados são acompanhados por equipes multidisciplinares e que medidas estão sendo avaliadas para mitigar a espera, incluindo a ampliação do serviço de hemodiálise na região.
Falta de máquinas para pacientes de hemodiálise gera transtorno em Bauru
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.