
A região Norte e Nordeste de Santa Catarina conta com apenas um leito de UTI adulto disponível nesta terça-feira (20), de acordo com a última atualização do painel de leitos da SES (Secretaria de Estado da Saúde).

Ocupação excede 99% e Norte de SC tem um leito de UTI adulto disponível. – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Dos 206 leitos ativos na macrorregião, apenas um está livre, localizado no Hospital São Brás, em Porto União. A taxa de ocupação das UTIs na região é de 99,5%. Já as UTIs neonatais e pediátricas apresentam ocupações de 76% e 94,87%, respectivamente.
Ocupação de leito de UTI na região

Taxa de ocupação da região Norte e Nordeste catarinense em destaque no mapa – Foto: Painel de Leitos/Reprodução/ND
A SES informa que os hospitais da região são centros de referência para procedimentos de alta complexidade, oferecendo acesso a uma ampla gama de especialidades médicas. Por conta disso, a taxa de ocupação nas UTIs frequentemente supera os 80%.
“As unidades possuem capacidade instalada para operar nesse modelo. Vale ressaltar que esses números estão sujeitos a variações constantes”, destacou a secretaria em nota.
+ Dengue impulsiona alta ocupação hospitalar em SC
Segundo a SES, a alta ocupação atual está relacionada à sazonalidade e ao aumento das SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) em Santa Catarina e em grande parte do país.
Hospitais têm capacidade para atender alta demanda, diz SES
A secretaria também explicou que o sistema hospitalar funciona de forma integrada: quando não há vagas em um hospital, busca-se leitos em outros hospitais da região, e, se necessário, fora dela. Em último caso, leitos são adquiridos na rede privada para garantir que nenhum cidadão fique sem a assistência necessária.
Investimentos
O governo estadual também ressaltou que, desde 2023, foram abertos 211 novos leitos de UTI, distribuídos entre adultos e crianças.