Eleições 2024: veja quem são os candidatos a prefeito de Rio Branco


Pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Capital do Acre teve quatro lançamentos de candidaturas. Eleições 2024: Prefeitura de Rio Branco tem quatro candidatos
Divulgação
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. O lançamento de candidaturas foi finalizado no último dia 5 de agosto. Rio Branco teve quatro candidatos anunciados em convenções.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem foi anunciado em convenção (em ordem alfabética):
EMERSON JARUDE (Novo)
Emerson Jarude é deputado estadual e candidato à Prefeitura de Rio Branco
Reprodução
Emerson Jarude foi eleito vereador entre os anos de 2017 e 2020. Foi escolhido líder do seu partido na Câmara para o biênio 2017/2018. Eleito deputado estadual em 2022, concorre pela primeira vez à Prefeitura de Rio Branco.
O capitão da Polícia Militar, Isaias Pedro, que também é filiado ao Partido Novo, será o candidato a vice-prefeito na chapa de Jarude.
A candidatura de Jarude não fechou aliança com nenhuma outra sigla partidária e vai concorrer de forma independente.
O anúncio da candidatura do deputado à Prefeitura da capital ocorreu durante convenção no espaço Gran Reserva, no Segundo Distrito da capital acreana, no dia 30 de julho.
Jenilson Leite (PSB)
Jenilson Leite se candidata pela primeira vez à Prefeitura de Rio Branco
Arquivo pessoal
Janilson Lopes Leite, mais conhecido como Doutor Jenilson Leite, foi deputado estadual entre 2015 e 2022. Nas Eleições de 2022 tentou uma vaga ao Senado Federal, mas saiu derrotado. Foi filiado ao PC do B de 1996 a 2019 e integra o quadro do PSB desde 2019.
O advogado Sanderson Moura, que também é filiado ao PSB , será o candidato a vice-prefeito na chapa de Leite.
A candidatura de Leite não fechou aliança com nenhuma outra sigla partidária e deve concorrer de forma independente.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou no dia 2 de agosto a candidatura de Jenilson. O anúncio foi feito durante convenção no Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, na Avenida Ceará.
MARCUS ALEXANDRE (MDB)
Marcus Alexandre já foi prefeito de Rio Branco entre 2013 e 2018
Foto: Ascom
Marcus Alexandre foi prefeito de Rio Branco entre 2013 e 2018 pelo Partido do Trabalhadores. Renunciou ao cargo em abril de 2018 para disputar as eleições para o governo do estado em outubro do mesmo ano. Acabou derrotado no primeiro turno pelo então senador Gladson Cameli (PP), atual governador do Acre.
A candidatura pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi oficializada no dia 26 de julho, durante convenção no Ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana.
Onze partidos integram a aliança em apoio a candidatura de Marcus Alexandre: MDB, PSD, PRD, PV, PCdoB, PT, PSOL, Rede, Agir , DC e Republicanos.
A atual vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão (PSD), será a candidata à vice-prefeita na chapa do candidato.
TIÃO BOCALOM (PL)
Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom
ASCOM PMRB
Tião Bocalom é o atual prefeito da cidade de Rio Branco. Iniciou a vida política como prefeito do município de Acrelândia, no interior do Acre, entre 1993 à 1996. Em 2006, disputou as eleições para governador do estado do Acre pelo PSDB, ficando em terceiro lugar. Nas eleições municipais de 2008, disputou o cargo de prefeito de Rio Branco, pelo PSDB, também alcançando o terceiro lugar.
Nas eleições de 2010, disputou novamente o cargo de governador do Acre pelo PSDB. Desta vez, foi derrotado pelo candidato Tião Viana (PT). Nas eleições municipais de 2012, foi candidato a prefeito da capital, Rio Branco, também pelo PSDB e conseguiu se classificar para o segundo turno contra o candidato petista Marcus Alexandre, porém não conseguiu derrotá-lo.
Nas eleições de 2014, pela terceira vez seguida, Tião Bocalom foi candidato a governador, concorrendo pelo DEM, não conseguindo se classificar para o segundo turno. Nas eleições municipais de 2020, voltou a disputar o cargo de Prefeito de Rio Branco. Desta vez, filiado ao Partido Progressista, venceu a então prefeita Socorro Néri (PSB).
O ex-secretário Extraordinário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene (PP) será o candidato a vice-prefeito na chapa de Bocalom.
Sete partidos integram a aliança em apoio a candidatura de Tião Bocalom: PL, Progressistas, Cidadania, Solidariedade, Podemos, União Brasil e PSDB.
O anúncio da candidatura de Tião Bocalom à reeleição à Prefeitura de Rio Branco foi no dia 22 de julho, no ginásio do Sesc Bosque.
Vídeos: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.