No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Chapecó organiza uma programação especial com testagem e orientação sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A ação acontece no Terminal Urbano, no domingo (1º), das 13h às 18h, e na segunda-feira (2), das 13h às 17h. Durante o evento, serão realizados testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis e hepatites.
Além dos testes, serão feitas orientações sobre o uso de preservativos masculinos e femininos e outras estratégias de prevenção.
Testagem e orientação
A iniciativa é organizada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que atende Chapecó e outros 36 municípios da região. A pasta acompanha pessoas com HIV/Aids, incluindo ações de prevenção como:
- Profilaxia Pós-Exposição (PEP): indicada após situações de risco, como violência sexual ou relação sem preservativo.
- Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): um comprimido diário que reduz o risco de infecção pelo HIV, voltado para grupos mais vulneráveis.
Atualmente, o Serviço Especializado acompanha 1.731 usuários, destes 1.374 são moradores de Chapecó, além de atender gestantes e crianças em investigação por transmissão vertical.
Além de promover a saúde, o evento visa reduzir o preconceito e a discriminação em torno do HIV/Aids, com incentivo a adesão ao tratamento e oferecendo suporte por uma equipe multiprofissional.
O SAE de Chapecó fica na Rua Jorge Lacerda, 70E, no Bairro Centro. Contato: (49) 3331-2514. Os testes rápidos também estão disponíveis nas unidades de saúde do município.
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Instituído em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o 1º de dezembro é uma data global para conscientizar sobre a Aids, promover a prevenção, combater o preconceito e disseminar informações corretas sobre o HIV.