Uma reserva de ouro avaliada em quase US$ 83 bilhões (cerca de R$ 496 bilhões na conversão direta) foi descoberta por pesquisadores do Instituto Geológico Provincial de Hunan, na China. O local é considerado um dos maiores depósitos de ouro do planeta.
A descoberta ocorreu na mina de ouro de Wangu, situada no nordeste de Hunan. Segundo o South China Morning Post, o ouro foi encontrado a menos de dois mil metros de profundidade.
300 toneladas de ouro já foram extraídas da reserva de ouro
Até o momento, cerca de 300 toneladas de ouro já foram extraídas, mas especialistas do instituto estimam que a reserva contenha mais de 1.000 toneladas, localizadas a uma profundidade de até três mil metros.
Liu Yongjun, presidente do instituto, destaca que essa descoberta representa uma grande vitória na estratégia de exploração mineral da China, além de ser crucial para garantir a segurança dos recursos naturais do país.
De acordo com dados do World Gold Council, a China é o maior produtor de ouro do mundo, respondendo por cerca de 10% da produção global no ano passado.