Mesa está marcada para começar às 17h, no Anfiteatro da Estação das Docas, em Belém, no Palco LED Inova. O g1 também fará a transmissão de todo o evento. Íntegra: mesa do g1 no Festival LED discute importância da informação no dia a dia – Imagens: Moisés NascimentoTV Liberal
O g1 participou do Festival LED Belém – Luz na Educação com uma mesa que discutiu a importância da informação no dia a dia e como consumir notícias de forma mais crítica.
A mesa “Bem informado, bem preparado: a importância da informação no dia a dia” foi no Anfiteatro, o Palco LED Inova nesta quarta-feira (27). O g1 Pará transmitiu ao vivo e disponibiliza a íntegra – reveja acima nas imagens de Moisés Nascimento
A mediação da mesa foi do editor do g1 Pará, Taymã Carneiro:
“Mais do que discutir a intersecção entre educação e jornalismo, ao falar da importância da informação no dia a dia, mostramos ao público exemplos práticos de como consumir informação de forma crítica e consciente, além de como compartilhar a informação no cotidiano a partir dos critérios do que é verdade e o que é falso, como sobreviver diante de um turbilhão de informação que chega toda hora na palma da mão”, detalha.
LED Belém: Mesa “Bem informado, bem preparado: a importância da informação no dia a dia” discutiu como consumir notícias de forma mais crítica.
Matheus Francisco/g1
Na conversa do g1 participaram duas professoras:
dra. Diana Lemes Ferreira, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (Uepa), especialista em educação e vencedora do prêmio Professores do Brasil;
e Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, responsável pelo programa Educamídia, que trabalha para promover a educação midiática.
Além delas, outra convidada foi a jornalista e editora do g1 Pará Gil Sóter. “Sediar um evento desta magnitude, que democratiza o debate sobre educação, que aproxima o tema do público, é algo muito importante para nossa régia. E ter pessoas da Amazônia protagonizando este evento nacional é uma aposta na diversidade de vozes e narrativas do Brasil”.
“A Amazônia está no centro de diversos debates globais sobre crise climática e a urgência de pensar novos modelos de desenvolvimento econômico que sejam menos predatórios e respeitem os povos tradicionais. E o jornalismo tem papel fundamental para atuar na produção de informações checadas, sérias, criteriosas pra fundamentar esses debates e levá-los à população”, diz Gil .
A mesa do g1 ocorreu em paralelo a outras mesas dentro do Teatro da Estação das Docas (programações que também foram transmitidas ao vivo pelo g1).
Dezenas de pessoas assistam à mesa do g1 no espaço Anfiteatro, o Palco LED Inova, como a engenheria ambiental lyanny Machado, de 45 anos. ”
“Eu não costumo cair [em fake news]. A questão da fake news é muito forte, infelizmente. Faço da minha profissão meu estilo de vida e o que eles falaram foi muito produtivo. Gostei muita da mesa do g1”, declarou.
Mesa do g1 reuniu dezenas de pessoas no palco LED Inova
Nicksson Melo/g1
g1 Jogos no LED
Além do painel, o g1 que é parceiro do Movimento LED também disponibilizou QR CODES que deram ao público a oportunidade de curtir intervalos com o g1 Jogos.
O objetivo da iniciativa é proporcionar momentos de diversão e leveza ao mesmo tempo em que desenvolve a concentração e raciocínio lógico.
Enquanto os visitantes aguardavam para entrar nas ativações, puderam acessar a editoria, que é uma das mais consumidas do portal, e escolher passatempos como ‘Soletra’, ‘Dito’, ‘Sudoku’, ‘Palavras-Cruzadas’ e ‘Caça-Palavras’.
g1 em 1 Minuto – Pará: Festival LED termina com show de Gaby Amarantos e Gang do Eletro
MAIS VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará