Deputados aprovam que benzedeiras se tornem Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina

A Alesc (Assemblei Legislativa de Santa Catarina) aprovou em sessão ordinária, nessa quarta-feira (27), o Projeto de Lei (PL) 510/2023 que torna as benzedeiras Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado de Santa Catarina. Após a aprovação em plenário, o texto agora vai à sanção do governador Jorginho Mello (PL).

Vera Teresa é benzedeira em Biguaçu desde os 13 anos

Vera Teresa é benzedeira em Biguaçu, na Grande Florianópolis, desde os 13 anos – Foto: Leo Munhoz/ND

Projeto de lei destaca a importância das benzedeiras para Santa Catarina

De autoria do Deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o texto destaca a contribuição das benzedeiras na cultura e na tradição de Santa Catarina. Ainda, é exaltada a importância na saúde, com abordagens tradicionais e praticas integrativas, que são devidamente reconhecidas pelo SUS.

Na capital catarinense, a “Práticas de Benzeduras” já tinha sido registrado como um “Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível de Florianópolis”, pela pela Fundação Cultural Franklin Cascares, em 26 de março de 2024.

Práticas tradicionais das benzedeiras podem contribuir para a saúde

Práticas tradicionais das benzedeiras podem contribuir para a saúde – Foto: Shutterstock/Reprodução

Benzedeiras mantém tradições 

Uma das várias práticas das benzedeiras é o “pão por deus”, uma tradição açoriana em que se escreve uma rima em um cartão. O cartão geralmente tem formato de coração, ele é enfeitado. A tradição é uma forma de realizar um pedido ou uma lembrança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.