Quem estava contando com o Baile de Natal do Clube Doze nesta quinta-feira (28) em Florianópolis teve uma ingrata surpresa na véspera do evento. Isso porque o elevador do clube, localizado na Avenida Hercílio Luz, apresentou uma falha repentina e, segundo a Prefeitura de Florianópolis, não haveria tempo hábil para realizar a manutenção antes da festa. A nova data deve ser anunciada em breve.
A organização do evento foi surpreendida com a alta demanda do público 60+. Por isso, a decisão de remarcar o baile foi feita pensando na segurança e acessibilidade dos participantes, informou a prefeitura.
Clube foi reinaugurado após meses de reforma
Neste ano, a prefeitura alugou o antigo prédio da administração do Doze por R$ 25 mil mensais e investiu na reforma, que custou cerca de R$ 5 milhões, considerando também aquisição de equipamentos e mobiliário.
Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), a obra ocorre no contexto de transformação da gestão em toda a região Centro-Leste da capital. O Baile de Natal será o primeiro evento do Clube Doze após a revitalização.
Clube Doze abrigou bailes de Carnaval e festas de debutantes
A história do tradicional Clube Doze se confunde com o passado de Florianópolis, ainda nos tempos de Desterro. Necessitando de um clube recreativo para a comunidade partilhar momentos de cultura e lazer, um grupo de 14 jovens fundou o Clube Doze em 12 de agosto de 1872. O marco inicial foi num sobrado na rua Augusta, atual João Pinto, também no Centro da Capital.
Uma das maiores dificuldades, desde o início, porém, foi encontrar uma sede para congregar o crescente número de associados. Depois de idas e vindas, o clube ficou quase um século na rua Augusta até que, em 1940, adquiriu um terreno na avenida Hercílio Luz e ganhou ainda o terreno ao lado, doado por Aderbal Ramos da Silva. A nova sede começou a ser construída em 1957 e finalizada somente em 1964, contando com muito esforço e ajuda dos associados da época.
Entre os principais usos do Doze, destaque para os bailes de Carnaval, como os do Trem Azul, bloco que marcou época no Doze, além do Bloco dos Acanhados, e o concorrido Baile Municipal. Os bailes de debutantes também ajudam a contar a história do Doze, pois o sonho da maioria das meninas da sociedade florianopolitana era celebrar os 15 anos e ser apresentada à sociedade no Doze.