Conhecida por ser inquieta e questionadora, personagem levou mensagem de paz, educação, liberdade e sanidade para ‘um mundo repleto de insensatez’. Em evento, organizado pelo governo de Buenos Aires, a personagem Mafalda, do cartunista Quino, visitou a sede das Nações Unidas em Nova York (EUA) num ato simbólico sobre paz e intercâmbio de culturas.
Acompanhada do sobrinho de Quino, Mafalda foi recebida na cabine de interpretação do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Ecosoc. A personagem foi fotografada em várias partes da sede do órgão e ganhou até um crachá da organização.
O criador da escultura levada à ONU disse que contribuir para a paz no planeta era uma vontade de Mafalda. Famosa mundialmente, a criação de Quino é conhecida por observar o mundo que, segundo ela, é repleto de insensatez.
Nos quadrinhos, a personagem de apenas 6 anos de idade faz indagações sobre temas polêmicos, questionando as injustiças, a desigualdade e a hipocrisia do mundo, com humor e ironia. Mafalda é simbolicamente uma personagem contestadora, inquieta e revolucionária.
Segundo o sobrinho de Quino, um dos sonhos de Mafalda era aprender línguas estrangeiras para ser intérprete da ONU, contribuindo para o entendimento entre os povos.
“Quando eu crescer, vou trabalhar como intérprete na ONU e, quando uma delegação disser a outra: ‘Seu país é um lixo!’, eu vou traduzir: ‘Seu país é um encanto’. Assim, ninguém poderá brigar”, diz.
A visita foi organizada pelo governo de Buenos Aires, representado pela ministra da Cultura da capital argentina, Gabriela Ricardes. Ela ressaltou os valores de Mafalda por um mundo de paz, justiça, educação e sobretudo de liberdade.
Tirinha de Mafalda fala sobre sonho de trabalhar na ONU
Mafalda/Quino/Reprodução
Presença marcada no Emmy
Aproveitando a viagem por Nova York, Mafalda também foi presença marcada na cerimônia do Emmy Awards na segunda-feira (25) para ser homenageada. Ela também apresentou os três prêmios na categoria infantil: animação, séries de entretenimento e séries infantis.
Pela primeira vez, uma personagem latino-americana ocupou um lugar central na prestigiosa cerimônia de gala. A criação de Quino se tornou um ícone mundial, se transformando em uma embaixadora de valores universais como a justiça, a paz e a identidade.