Os lagartos fazem parte do maior grupo de répteis vivos no planeta. Entre tantas espécies, é comum ter lagartos em casa, principalmente no calor, quando buscam locais quentes e secos. Mas você já parou para se perguntar o que pode significar a presença desses animais?
De acordo com o jornal La Nacion, no mundo do esoterismo, os animais podem ser frequentemente associados com mensagens mais profundas, como “mensageiros divinos, elos entre os mundos terreno e espiritual”.
O que significa ter lagartos em casa
No caso dos lagartos, os répteis também carregam um simbolismo. Para algumas culturas, eles podem significar adaptabilidade e renovação.
Tribos americanas acreditavam que esses animais representavam proteção e boa sorte. O que poderia explicar isso é a capacidade de regenerar a cauda, tornando o lagarto símbolo de resistência e mudança.
Os animais também podem representar a capacidade de deixar para trás o que não serve mais em buscar um futuro melhor. Sendo assim, ter lagartos em casa pode ser um convite para se livrar de algumas coisas desnecessárias.
O comprimento dos lagartos
De acordo com o National Geographic, o comprimento dos lagartos varia, com espécies que podem ser consideradas gigantes e outras minúsculas.
Entre os gigantes, o Dragão-de-Komodo pode medir três metros de comprimento e pesar mais de 160 kg. Já no time dos pequenos, com apenas 22 milímetros, aparece o “Nano-Camaleão”.
Em todos os lugares
Esses animais habitam uma infinidade de locais em todo o mundo, mesmo em temperaturas extremas ou até mesmo em locais aquáticos.
No grupo dos encalorados, temos o Monstro-de-Gila. Nativo de desertos e semi-desertos, ele vive no noroeste do México e sul dos Estados Unidos.
Na água, o Lagarto-do-Nilo tem um estilo de vida semi-aquático e pode viver em rios e lagos, mas prefere viver em florestas, savanas, arbustos, manguezais, pântanos, da África Subsaariana e ao longo do rio Nilo.