Prefeitura de Teresina sanciona lei que oficializa nomes de 140 logradouros públicos


Medida padroniza a nomenclatura e localização de ruas, avenidas e praças em todas as zonas da cidade. Avenida José Francisco de Almeida Neto, a Avenida Principal do Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina
Divulgação/Strans
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), sancionou a Lei nº 6.151, que oficializa a denominação de 140 logradouros públicos, incluindo ruas, avenidas e praças em toda a capital. Publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (26), a medida visa corrigir inconsistências, regularizar nomes populares e padronizar as localizações nos cadastros municipais.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a justificativa enviada pelo Executivo à Câmara Municipal, o crescimento da cidade e as novas ocupações urbanas frequentemente alteram as descrições oficiais das vias públicas, gerando dúvidas sobre suas localizações. Além disso, muitos logradouros recebiam denominações provisórias ou populares que precisavam ser regularizadas.
VEJA AQUI TODAS AS OFICICIALIZAÇÕES E MUDANÇAS
Popularmente conhecida como Avenida Principal do Dirceu, foi oficializado o nome Avenida José Francisco de Almeida Neto. Ela tem início na Avenida Deputado Paulo Ferraz e termina na Avenida Joaquim Nelson. É a antiga Rua 33 do Conjunto Dirceu Arcoverde I (Itararé I) e Avenida do Conjunto Habitacional Dirceu Arcoverde II. Em alguns documentos consta como Av. Central/Av. Principal. Divisa dos conjuntos habitacionais Dirceu Arcoverde I e conjunto habitacional Dirceu Arcoverde II.
Outras alterações buscam corrigir erros de denominação. A Rua Nelson Neves Cavalcante, no Conjunto Bela Vista II, teve seus trechos oficializados após registros confusos que apontavam diferentes nomenclaturas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No loteamento Terras Alphaville 2, foram criadas ruas e praças que ainda não tinham denominação. Foram seis praças e ruas que homenageiam o litoral do Nordeste, como Canoa Quebrada e Rua da Barrinha.
As características técnicas e localizações das vias foram revisadas e padronizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).
Logradouros sem nome
O Piauí possui 167.221 mil logradouros, espaços públicos como ruas e avenidas, sem nome, conforme dados do Censo de 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão revelou ainda que o estado tem 710,6 mil endereços sem número, situação que dificulta a vida dos moradores.
A pesquisa descobriu também quais os nomes de ruas mais comuns registrados no estado, como “Principal” (13.348); “São José” (7.198) e “Santo Antônio” (5.368). Que também são os mais comuns nos restante do país.
Os dados, que fazem parte do CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços Para Fins Estatísticos), revelam também o número de endereços sem número no Piauí, 710,6 mil. Apenas Teresina concentra 101.625 desses endereços, ocupando o 11º lugar no ranking nacional.
Parnaíba, segundo município mais populoso do estado, tem 11.955 endereços sem número. Picos, o terceiro, tem 11.110. Piripiri, tem 9.834. e Floriano, a quinta maior cidade do Piauí, tem 6.847.
LEIA TAMBÉM
Clóvis Moura, Dirceu Arcoverde, Evangelina Rosa… Saiba quem dá nome às ruas, bairros, hospitais e universidades do estado
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.