Alô Saúde Floripa atenderá turistas na alta temporada

Alô Saúde Floripa atenderá turistas na alta temporada

Alô Saúde Floripa atenderá turistas na alta temporada – Foto: PMF/Divulgação

Pela segunda temporada consecutiva, Florianópolis leva a inovação em saúde pública para além de seus moradores, com o serviço Alô Saúde Floripa à disposição dos turistas que visitam a capital catarinense. A partir de 16 de dezembro, o programa de telemedicina volta a funcionar 24 horas por dia, oferecendo assistência gratuita e ágil também para quem escolhe a cidade como destino.

O serviço, que já atendeu mais de 33 mil pessoas em 2023, promete facilitar o acesso à saúde e beneficiar a população de Florianópolis reduzindo as filas nas unidades de saúde presenciais durante o período de maior movimentação turística. Neste ano, a novidade é a implementação de um consultório digital no Hospital Governador Celso Ramos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que ampliará a capacidade de atendimento.

O espaço será equipado com tecnologia para oferecer teleatendimento diretamente no hospital, facilitando o acesso para quem precisar de suporte presencial. Após a triagem, casos não graves poderão ser atendidos diretamente na plataforma digital, com o apoio de equipes no local.

O novo ponto de atendimento pretende desafogar as emergências e otimizar os recursos disponíveis, garantindo que tanto turistas quanto moradores tenham suas necessidades atendidas com eficiência, explica o prefeito Topázio Neto. “Queremos que os turistas se sintam cuidados e seguros, da mesma forma que nossos moradores. O Alô Saúde Floripa reforça o nosso compromisso em oferecer um acolhimento eficiente e tecnológico”, destaca.

Teleatendimento: saúde na palma da mão

O serviço pode ser acessado pelo telefone 0800 333 3233, dentro do perímetro da Grande Florianópolis. Os visitantes serão orientados por profissionais qualificados que podem, de forma ágil, avaliar sintomas, oferecer assistência médica por vídeo, enviar receitas digitais e direcionar o paciente para unidades de saúde presenciais, caso necessário.

O secretário de Saúde da Capital, Almir Adir Gentil, explica que o objetivo é evitar sobrecargas nos postos de saúde e outras unidades presenciais, além de oferecer resoluções rápidas para dúvidas ou atendimentos simples. “A orientação é de que moradores e turistas utilizem o Alô Saúde Floripa como primeiro contato. Muitas situações podem ser resolvidas de forma remota, garantindo conforto e agilidade para quem nos visita e eficiência no atendimento municipal”, afirma.

Entre os benefícios oferecidos pelo Alô Saúde Floripa estão a redução no tempo de espera, facilidade de acesso e atendimento médico a qualquer hora, de qualquer lugar. Na última temporada, a iniciativa consolidou Florianópolis como referência em inovação em saúde pública.

Como funciona?

  • Ligue para o 0800 333 3233 e siga as instruções.
  • Faça o cadastro no sistema municipal do SUS.
  • Receba atendimento remoto com profissionais qualificados por áudio ou vídeo.
  • Se necessário, obtenha receitas médicas diretamente no celular.
  • Caso o atendimento presencial seja indispensável, receba orientações para a unidade mais adequada.

Cuidado que encanta turistas e valoriza moradores

A ampliação do Alô Saúde Floripa para os turistas não altera em nada o serviço oferecido aos moradores, que permanecerá funcionando da mesma forma durante todo o verão.  “Florianópolis está se preparando para uma temporada histórica, e queremos garantir que todos — moradores e visitantes — tenham o melhor acolhimento possível. Inovar em saúde é investir na qualidade de vida de quem nos escolhe como destino”, conclui o prefeito Topazio Neto.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.