Empresa diz que o ‘WhatsApp Pagamentos’ priorizará transações por PIX, mas outras formas de pagamento no aplicativo permanecem disponíveis. WhatsApp adiciona botão para recurso de pagamentos no campo de texto
Divulgação/WhatsApp
O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (26) que descontinuará a função de pagamento entre pessoas com cartão de débito no aplicativo a partir de 19 de dezembro.
A Meta destacou que o WhatsApp Pagamentos não será encerrado, e as demais modalidades de pagamento continuarão disponíveis no app sem alterações.
Em nota enviada ao g1, a empresa explicou que a decisão de suspender a função com cartão de débito visa priorizar as transações via PIX. “Estamos avisando todos os usuários sobre o fim desta função a partir de dezembro”, informou.
Quando lançado, em 2021, o WhatsApp Pagamentos exigia que o usuário tivesse uma conta bancária e um cartão de débito, pré-pago ou combo das bandeiras Visa ou Mastercard, emitido por um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi ou Woop Sicredi.
Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?
WhatsApp adiciona botão para recurso de pagamentos no campo de texto
Divulgação/WhatsApp
A opção de transferência no WhatsApp está disponível no ícone de cifrão (R$) no campo de mensagens, ao lado das opções para enviar imagens, documentos, localização ou contatos.
Toque no ícone “R$” e escolha a opção “Pagamento”;
Insira o valor e uma mensagem opcional;
Aperte em “Pagar” e coloque o PIN (senha) do Meta Pay;
A transação vai aparecer como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e a pessoa precisa aceitar o pagamento. Depois, o dinheiro cairá na conta dela.
Se for a primeira vez usando o serviço, será preciso aceitar os termos de uso, criar um PIN (senha) do Meta Pay, cadastrar um cartão de uma das instituições parceiras e confirmar o cadastro na plataforma.
Leia a nota do WhatsApp:
“A funcionalidade Pagamentos no WhatsApp segue sendo prioridade para a experiência completa que queremos oferecer aos nossos usuários. No que se refere a pagamentos entre amigos e família, decidimos focar nossos investimentos nas soluções via PIX e suspender a função com cartão de débito. Estamos avisando todos os usuários no aplicativo sobre o fim desta função a partir de 19 de dezembro. Não haverá mudança no que se refere a pagamento de pessoas para empresas, que continuará aceitando todos os métodos de pagamento atualmente disponíveis no WhatsApp.”
WhatsApp começa a liberar recurso que converte áudios em textos; veja como usar
Meta AI no WhatsApp: o que é a nova ferramenta de inteligência artificial e como utilizar
Por que os jovens estão deixando de usar aplicativos de relacionamento?