O jovem nadador de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, Vittorio Botelho, de 12 anos, fez história ao conquistar quatro medalhas de ouro no Campeonato Sulbrasileiro, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Ele integra a equipe de natação da Prefeitura Municipal de Chapecó/Aquatic Center/Unochapecó/De Moura Viagens/Associação Chapecoense de Natação (ACN).
Vittorio sagrou-se tricampeão Sulbrasileiro nas provas de 400m e 100m nado livre e também levou o título de bicampeão nos 200m nado livre. Além disso, garantiu a vitória nos 100m nado borboleta, fechando a competição com medalha de ouro nas quatro provas que disputou.
O nadador ainda foi eleito o mais eficiente da competição, atingindo a pontuação máxima possível em suas provas, e conquistou o prêmio de melhor índice técnico, alcançado nos 400m nado livre.
A competição, que reuniu 580 atletas de 34 equipes dos três estados do Sul, é uma das mais importantes do calendário nacional para as categorias Mirim (9 a 10 anos) e Petiz (11 a 12 anos). Ao todo, estavam em disputa 96 medalhas, consolidando o evento como um verdadeiro palco para o futuro da natação brasileira.
Além de Vittorio, outros nadadores da ACN Chapecó também tiveram boas atuações. Heloisa Andriolli conquistou a 9ª colocação nos 100m borboleta, enquanto Gabriel Pommerening e Pedro Cazalli ficaram em 15º e 19º, respectivamente, em suas provas. A equipe, liderada pelo técnico Jordan Bellei, demonstrou consistência e grande potencial.
Próximos desafios do nadador de Chapecó
Com o término do Sulbrasileiro, a ACN Chapecó já volta suas atenções para os próximos compromissos da temporada: o Campeonato Catarinense de Categorias (13 a 25 anos) e o Campeonato Catarinense Mirim e Petiz (8 a 12 anos), que serão disputados em Florianópolis, nos primeiros 15 dias de dezembro.