Festival Juventudes das Águas debate justiça climática em Santarém; veja programação


Evento reúne estudantes e professores para celebrar os 10 anos de atividades de educomunicação
socioambiental do projeto Escola D’água em Santarém. Projeto Escola D’água em Santarém
Projeto Escola D’água/Divulgação
Na quinta (28) e sexta-feira (29) desta semana, Santarém, no oeste do Pará, sediará o Festival Juventudes das Águas: Educação, Território e Justiça Climática, um evento que celebra os 10 anos de atuação do projeto Escola D’água no município, além de marcar o encerramento do atual ciclo do projeto.
Promovido pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), o festival será realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no campus Rondon, e reunirá os estudantes e educadores das 17 atuais escolas participantes do projeto para um diálogo sobre educação ambiental, celebração das ações da iniciativa e debate sobre os desafios climáticos da região amazônica.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A programação inclui rodas de conversa, exposições de fotografias, exibição de produções audiovisuais, apresentações culturais e homenagens. Durante os dois dias, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um encontro que une conhecimento, arte e o fortalecimento do protagonismo juvenil nas questões climáticas e ambientais. Além disso, as escolas participantes terão espaço para exibir os trabalhos e atividades que desenvolveram ao longo de suas participações no projeto.
O público externo poderá visitar os estandes das escolas, visitar a exposição de fotografias, além de participar de uma palestra aberta ministrada pelas professoras doutoras Raquel Trajber (CEMADEM) e Lucineide Pinheiro (UFOPA), com o tema “Educação ambiental para a adaptação às mudanças climáticas”, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da Ufopa. As inscrições podem ser feitas podem ser feitas em formulário eletrônico AQUI.
O objetivo do evento é fortalecer a teia de jovens embaixadores e de estudantes das escolas estaduais e municipais parceiras do Projeto Escola D’água, que comemora 10 anos de implantação em Santarém. Podem participar professores e estudantes de escolas municipais, estaduais e universitários.
Projeto Escola D’água
O projeto Escola D’água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool, implantado em Santarém, no ano de 2014, em parceria com o Earth Child Institute. De 2017-2021, o projeto passou a ser executado e coordenado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia e avançou para 45 escolas polos e 25 escolas parceiras. A iniciativa visa inspirar as gerações presentes e futuras a praticar o uso sustentável da água, garantindo saúde e disponibilidade de água limpa para todos.
Atualmente trabalha com 17 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, de territórios indígenas e quilombolas, de regiões ribeirinhas de terra firme e de áreas alagáveis ou áreas de várzea, além de escolas do planalto e da cidade.
O projeto conta com diversas parcerias, entre elas: Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Programação
📅 28/11 – Auditório Wilson Fonseca (Ufopa – Rondon – Santarém – PA)
O7h – Credenciamento
08h – Apresentação Musical Cleo Neves e Márcia Pedroso
08h50 – Mesa de abertura
08h15 – Homenagem aos Pioneiros do Escola D’água em Santarém-PA
09h45 – Roda de conversa com Embaixadores das Águas
10h50 – Lanche, exposição de fotografias e visitação aos estandes das Escolas D’água
11h30 – Apresentação cultural das escolas
12h30 – Almoço
14h30 – Momento “Fala, Juventude!”
15h – Roda de conversa “Educação Ambiental para a Adaptação às Mudanças Climáticas” com Dra Rochel Trojber/CEMADEN e Prof. Dra Lucineide Pinheiro, Ufopa (Sala H105 – parceria com a DCE Ufopa)
15h – Exibição Documentário Escola D’água
16h30 – Apresentação Musical Priscila Castro
17h – Exposição de fotografias e visitação aos estandes
📅 29/11 – Auditório Wilson Fonseca (Ufopa Rondon – Santarém – PA)
7h30 – Apresentação Musical de Cleo Neves e Márcia Pedroso
08h – Momento “Fala, Juventude!”
08h15 – Exibição das produções audiovisuais da Escola D’água
O8h30 – Concurso de paródias e produções audiovisuais
10h – Lanche, exposição de fotografias e visitação aos estandes
12h30 – Almoço
14h – Apresentação Musical Grupo Caldo de Piranha
14h15 – Apresentação cultural das escolas
15h – Lanche, exposição de fotografias e visitação aos estandes
15h30 – Momento “Fala, Juventude!”
142h15 – Cerimônia de enceramento e entrega de certificados
17h – Apresentação Fanfarra da Escola Frei Ambrósio
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.