Projeto Estação Skate foi fundado por Jacob Cassiano ao perceber que a filha tinha poucos lugares para brincar. Hoje, mais de 50 crianças fazem aulas na iniciativa. Crianças aprendem skate em escolinha no Complexo do Alemão
Mais de 50 crianças se inspiram em nomes como Rayssa Leal e Augusto Akio, medalhistas no skate nas Olimpíadas de Paris, para aprender skate no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A escolinha onde eles ensaiam as primeiras manobras surgiu a partir do sonho de um pai em ter um espaço melhor para a filha praticar a modalidade.
O Projeto Estação Skate foi fundado por Jacob Cassiano ao perceber que a filha tinha poucos lugares para brincar.
“A minha filha caçula tinha 12 anos na época e me pediu um skate. Eu comprei e ela começou a brincar. Eu comecei a perceber que, dentro da favela, ela não ia conseguir desenvolver suas habilidades, porque não tinha espaço para ela brincar, assim como não tem espaço para esportes, para o lazer”, disse Jacob.
A rampa é colocada em cada aula em uma quadra da comunidade. Os skates que são usados pelas crianças são usados e foram comprados em feiras.
“Eu comecei a procurar na internet se tinha como fazer uma rampa, algo que montasse e desmontasse, com parafusos, para deixar perto de casa, para que ela ficasse perto da nossa vista”, contou Jacob.
Crianças aprendem os segredos do skate em escolinha no Complexo do Alemão
Reprodução/ TV Globo
Ao longo do tempo, mais crianças apareceram para participar da iniciativa que, apesar da pouca estrutura, tem vontade de sobra dos alunos em praticar o esporte.
“O skate é muito importante para mim. O Jacob é tipo um pai para mim, me ensina várias coisas. Eu já vi que tem skate nas Olimpíadas”, disse Arthur Gabriel, de 7 anos de idade.
Os professores, que são instrutores voluntários, agradecem o carinho.
“O melhor pagamento que o professor pode receber é o carinho, essa troca mútua. A gente brinca de ninja. A gente tem a parceria de um professor e amigo também”, destacou Breno Ferreira.
Crianças aprendem skate no Complexo do Alemão
Reprodução/ TV Globo