Média é de pouco menos de 140 toneladas de resíduos por ano, desde 2017. Guarujá coleta mais de um milhão de tonelada de lixo em oito anos
Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá
A Prefeitura de Guarujá recolheu cerca de 1,1 milhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos desde 2017. Com serviços como o Cata-Coisa, a média anual de coleta é de aproximadamente 137 mil toneladas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, a administração municipal reforçou seu compromisso com o meio ambiente e a saúde pública. Entre os serviços realizados, a prefeitura destacou a instalação de 1.050 contentores de lixo de mil litros e 500 lixeiras de concreto em pontos estratégicos da cidade.
Outro destaque foi a higienização das ruas após as feiras livres, que ocorrem semanalmente. No total, são 18 feiras por semana, somando quase 7.500 feiras realizadas nos últimos oito anos.
A coleta de resíduos sépticos hospitalares também foi mencionada, com a prefeitura recolhendo 3.380 toneladas de materiais. A administração municipal reiterou a importância do descarte correto, explicando que “resíduos hospitalares são potencialmente contaminantes e, se descartados de forma inadequada, representam riscos significativos à saúde pública e ao meio ambiente”.
O Caminhão Cata-Coisa também foi destacado, com 30 mil agendamentos realizados entre 2017 e 2024. Este serviço coleta materiais como móveis e objetos grandes, além de manter canais e tubulações livres, o que ajuda a prevenir o descarte inadequado e reduz o risco de enchentes e alagamentos.
Durante as festas de fim de ano, quando Guarujá se torna um destino turístico popular, a Prefeitura intensificou o serviço de coleta nas praias, recolhendo 88 toneladas de resíduos durante o Réveillon, com rastelagem e limpeza das áreas afetadas.