Há quem prefira tomar banho de manhã para começar o dia com energia total. E tem gente que escolhe ir para debaixo do chuveiro à noite após um dia exaustivo para dormir de forma mais descansada. E existe quem tome banho mais de uma vez por dia, seja por higiene pessoal ou método de relaxamento.
Porém, segundo especialistas em comportamento humano e psicologia apontam que tomar banho repetidamente durante o dia pode ter outras implicações.
A prática pode refletir uma variedade de fatores, incluindo necessidades físicas, preferências pessoais, influências culturais ou até mesmo estados emocionais ou psíquicos.
Segundo os profissionais, pessoas que suam muito devido à prática de exercícios, exercem trabalhos que exigem mais do físico ou mesmo vivem em regiões mais quentes podem sentir a necessidade de tomar banho várias vezes ao dia.
Além disso, há também quem sinta bem-estar físico ao fazê-lo em razão da sensação de limpeza constante. Além disso, esse ato pode ser simplesmente um hábito aprendido desde a infância ou um costume.
Ao mesmo tempo, esse hábito pode se refletir principalmente em pessoas que possuem traços de perfeccionismo ou necessidade de estarem sempre limpas.
Segundo a psicóloga Karla Cardozo, todos nós temos manias, mas até onde elas vão podem diferenciar uma mania de traços de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). De acordo com a psicóloga, na higienização, não há necessidade de rituais de limpeza excessivas, como tomar muitos banhos por dia ou lavar as mãos toda hora. Basta seguir o que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda.
“Quando essas manias nos afetam de tal forma que começa a nos prejudicar, seja no trabalho ou em outras áreas da vida é necessário parar e prestar atenção, pode ser o transtorno se manifestando. Aí é hora de procurar um médico”, explica ela.
Quais são as consequências de tomar banho mais de uma vez por dia, segundo Harvard
- Sua pele pode ficar seca, irritada ou com coceira durante o banho diário
- A pele seca e rachada pode permitir que bactérias e alergênicos quebrem a barreira de proteção, permitindo a ocorrência de infecções cutâneas e reações alérgicas.
- Sabonetes antibacterianos podem matar bactérias normais. Isto perturba o equilíbrio dos microrganismos da pele e estimula o surgimento de organismos mais resistentes e menos amigáveis, que são mais resistentes aos antibióticos;
- O sistema imunológico precisa de uma certa quantidade de estimulação de microorganismos normais, sujeira e outras exposições ambientais para criar anticorpos protetores e “memória imunológica”. Esse é um dos motivos pelos quais alguns pediatras e dermatologistas desaconselham o banho diário em crianças;
- Banhos ou duchas frequentes ao longo da vida podem reduzir a capacidade do sistema imunológico de realizar seu trabalho.