Ações aconteceram no Bairro Lagoinha e no Assentamento Fidel Castro em Uberlândia Avenida Pio XII: atendimento e solidariedade para toda a comunidade
Divulgação
No último sábado, 23 de novembro, os alunos da Faculdade do Trabalho e da FATRA Ensino Superior tiveram um dia de solidariedade e compromisso social. Em dois eventos, diversas ações foram promovidas para as comunidades do Bairro Lagoinha e do Assentamento Fidel Castro, ambos na Zona Leste de Uberlândia. Foram prestados serviços gratuitos à comunidade em diversas áreas de formação do Grupo, reforçando o papel da instituição no desenvolvimento social e na formação cidadã de seus alunos.
Alunos e professores do Grupo FATRA: formação com impacto social
Divulgação
As ações são parte dos projetos de extensão do Grupo FATRA e buscam promover a integração dos alunos com a comunidade. Para o reitor João Gonçalves, “além de proporcionar a prática dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, nossos alunos veem nessas ações a importância do papel social das carreiras que escolheram. Cada um deles tem um foco profissional, mas todos eles se veem com essas experiências como agentes de transformação social”, disse.
No Bairro Lagoinha
ACISO foi realizada pela Polícia Militar e envolveu diversos parceiros
Divulgação
No bairro Lagoinha, as atividades do Grupo FATRA aconteceram dentro da Ação Cívico-Social (ACISO), realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais através da 170ª Companhia da PM, vinculada ao 17º Batalhão de Polícia em Uberlândia. A Avenida Pio XII, uma das mais importantes do bairro, recebeu tendas com diversos tipos de atendimentos de parceiros diferentes. Aconteceram competições esportivas, lazer para as crianças e atendimento social com corte de cabelo pelo Sindicato dos Comerciários de Uberlândia. A FATRA Ensino Superior levou a escuta ativa e uma dinâmica para as crianças pelo curso de Psicologia. Para a coordenadora do curso, Nayara Teodoro (CRP 0452281), “são oportunidades únicas para a inserção de nossos alunos na realidade da profissão. Mas essa prática fica ainda mais enriquecedora por levarmos um atendimento que faz diferença na vida do público”.
O curso Técnico de Enfermagem também esteve presente com aferição de pressão arterial e informações de saúde para o público. Mais de uma centena de atendimentos foi feita pelos dois cursos.
Além da Polícia Militar, idealizadora da ação, participaram dessa edição da ACISO, além da FATRA, o Corpo de Bombeiros, as secretarias municipais de Segurança Pública e Prevenção as Drogas, de Saúde e de Desenvolvimento Social; o DMAE, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Uberlândia e Araguari (SECUA), a DOKI Brinquedos, o Instituo Ba´hai, o Instituo Nelson Merola, a Pastoral Anjos das Ruas e a Associação Meninos do bem e da Bola. Para o tenente Gustavo Lucas Araújo, que atuou na organização do evento, “a ACISO foi viável porque teve forte adesão dos serviços públicos e privados. Juntos pudemos, em união de esforços, oferecer saúde, cultura, esporte, cultura e serviço social”, concluiu.
Assentamento Fidel Castro
Faculdade do Trabalho: ação inédita no Assentamento Fidel Castro
Divulgação
Já no Assentamento Fidel Castro, as ações foram totalmente desenvolvidas pela Faculdade do Trabalho com os cursos de Análises Clínicas e Técnico de Enfermagem. A programação que aconteceu no período da tarde levou orientações sobre saúde e higiene, aferição de pressão, cálculo de massa corporal, informações sobre saúde renal e dentro da programação do Novembro Azul, informações sobre a saúde do homem. Para um dos coordenadores da ação, o professor Maiquel Henrique, do curso técnico de Análises Clínicas, “foi muito enriquecedor trazer serviços que a comunidade tanto precisa. A participação da comunidade foi grande com a realização de mais de cinquenta atendimentos”, disse.
Uma prática fundamental na formação dos estudantes
2025: novas parcerias para ampliação de projetos
Divulgação
Para o reitor do Grupo FATRA, João Gonçalves, as ações realizadas no último sábado são uma forma concreta de aplicar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos cursos de graduação e pós-graduação. Apenas a Faculdade de Medicina de Uberlândia tem ativos neste momento 34 projetos de extensão. Este ano uma centena de ações foi desenvolvida em conjunto com outras instituições ou pelo próprio Grupo. Todas com caráter social e formador. Para 2025 o objetivo é ampliar essa participação.
“Nossos alunos este ano foram desafiados a se envolverem com ações de grande impacto social. No próximo ano vamos ampliar essa participação com a construção de parcerias com outras instituições, ampliando nossos atendimentos e o contato dos nossos estudantes com a realidade que enfrentarão no mercado de trabalho”.