
Cada gato, independentemente da raça, possui sua forma de demonstrar carinho. Porém, algumas raças têm características que as tornam mais suscetíveis a se tornarem gatos carinhosos.

Cada gato, independentemente da raça, possui sua forma de demonstrar carinho. – Foto: Freepik/Reprodução ND
Raças de gatos carinhosos
A sociabilidade em gatos varia muito. Segundo a veterinária Wailani Sung, alguns gatos são indiferentes, mas outros adoram momentos de carinho e afago ao lado de seus tutores.

Por meio da experiência, os gatos aprendem que estar perto de seus humanos pode trazer benefícios. – Foto: Freepik/Reprodução ND
Por meio da experiência, os gatos aprendem que estar perto de seus humanos pode trazer benefícios como chamegos, petiscos e muito mais. A Dr. Wailani também ressalta que algumas raças de gato possuem certas características que os tornam mais carinhosos.
Abissínio
Os gatos abissínios são conhecidos por sua curiosidade e por serem muito afetuosos. Eles adoram explorar, escalar e agarrar objetos que chamam sua atenção.

A raça de gato abissínio é uma das mais carinhosas. – Foto: Eugen Weide/Reprodução ND
Abissínios são muito brincalhões e estão sempre ativos. Tudo que querem é carinho e atenção. A raça também se dá bem com outros gatos, cães e outros animais de estimação.
American Shorthair
American Shorthairs são uma das raças de gatos mais tranquilas que existem, além de adorarem passar o tempo ao lado de seu tutor.

O American Shorthair é muito carinhoso. – Foto: Freepik/Reprodução ND
Eles são muito ativos e adoram se divertir correndo e pulando atrás de objetos.
Uma das características mais mencionadas pelos tutores do American Shorthair é a sua afetuosidade com humanos e outros animais de estimação.
Birmanês
Com seus impressionantes olhos azuis e pelos brilhosos, os gatos birmaneses parecem pertencer à realeza.

Gatos birmaneses adoram seguir seus tutores pela casa. – Foto: Tudo de Bicho/Reprodução ND
O birmanês é conhecido por ter um temperamento amoroso e adorar a companhia dos humanos. Esses pets são conhecidos por seguirem seus tutores pela casa e por ser uma raça brincalhona e cheia de energia.
Maine Coon
Maine Coon é uma raça de origem no nordeste dos Estados Unidos. Esses gatos carinhosos são considerados a raça peluda mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato do mundo.

Maine Coons são gatos carinhosos bastante sociáveis e inteligentes. – Foto: Petz/Reprodução/ND
Esta raça é conhecida por gostar de outros animais, como cachorros. Eles também são incrivelmente prestativos e gostam de brincar de buscar.
Persa
Os persas são gatos carinhosos muito preguiçosos e tranquilos. Por isso, adoram ganhar um colo. Eles são popularmente chamados de “móveis com pelos” porque podem passar horas no mesmo lugar sem movimentar um pelo.

Eles são popularmente chamados de “móveis com pelos” porque podem passar horas no mesmo lugar sem movimentar um pelo. – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Eles podem demonstrar muito carinho com seus donos de estimação, mas sua natureza calma e reservada os torna ideais para lares mais silenciosos, sem crianças pequenas.
Ragdoll
Ragdolls são felinos altamente afetuosos, conhecidos por cumprimentar seus humanos na porta quando eles chegam em casa e segui-los de cômodo em cômodo.

Ragdolls são gatos carinhosos que adoram ficar ao lado de seus donos. – Foto: Flickr/Reprodução ND
Os Ragdolls adoram brincar com objetos e pular atrás de seus tutores. Se forem treinados, a raça pode aprender vários truques, como correr atrás de brinquedos.
Chartreux
Gatos chartreux são conhecidos por serem gatos carinhosos. São companheiros amigáveis e muito devotados à sua família humana. Por isso, são ideais para lares com crianças pequenas.

Chartreux é uma raça muito calma por natureza. – Foto: Getty Images/Reprodução ND
São tranquilos por natureza, e raça também é ótima com convidados, já que se adapta facilmente com companhias novas.