Confeiteira, referência em cidade mineira, compartilha história de sucesso como empreendedora


Natália Michely Santana Neto fez confeitaria crescer com apoio do Sebrae Minas. Natália encontrou a empreendedora dentro de si. Com o Sebrae ao lado foi ainda mais longe.
O que te motiva a empreender? Para Natália Neto, passar mais tempo com a filha foi fundamental para decidir abrir o próprio negócio. Antes de começar a carreira de confeiteira, ela trabalhava em hospital e ficava horas sem vê-la por causa dos plantões. Como tinha habilidade na cozinha, parou tudo para preparar e vender bolos de pote na pequena cidade de Três Marias, em Minas Gerais.
O jeito era trabalhar de casa e realizar as divulgações de forma on-line. Para alcançar o sucesso, Natália se preparou e muito! Enfrentou contratempos, como muitos empreendedores, mas não desistiu. Fez cursos, se especializou, aprendeu a administrar o negócio e hoje está à frente da marca Lebolê, com uma loja e três funcionárias, para produção e atendimento, e um motoboy, para as entregas.
Natália teve o primeiro contato com o mercado de trabalho aos 14 anos por meio de um programa Jovem Aprendiz. Passou pelo setor público, depois pelo privado e ainda foi “motogirl” em uma farmácia antes de iniciar os longos plantões no ambiente hospitalar. Fundou sua empresa, que vende deliciosos bolos, doces e tortas, em 2018.
Natália Santana é empreendedora em Três Marias (MG) há seis anos.
Divulgação
A confeiteira confessa que pensou em desistir do negócio algumas vezes devido às dificuldades financeiras enfrentadas. “Quando o cansaço batia, ficava desmotivada. Mas, sempre que pensava em desistir, Deus me mostrava o caminho”, lembra ela. Até que um dia, vendeu 120 bolos de pote. “Pra uma cidade pequena, isso foi um start”.
O dia da Natália começava vendendo os bolos que ela preparava à noite. Junto com a filha pequena, ia de moto para realizar as vendas e as entregas.
O espaço em casa passou a ficar pequeno para tantas encomendas. Só em um sábado, ela fez 17 bolos decorados de aniversário. Havia chegado a hora de abrir a própria loja.
Mas como empreender e ter um espaço físico sem saber como administrá-lo? “No meu primeiro ano de loja, tudo era muito amador. Uma mesa, uma funcionária e eu fazia os bolos. Não tinha noção de nada. O empreendedorismo vai muito além do dinheiro, do nome. É propósito, é missão”.
Natália tinha consciência de que precisava de uma direção. Por isso, ela se inscreveu no Prepara Gastronomia, uma capacitação do Sebrae Minas ministrado por chefs e consultores que ensinam gestão da cozinha, administração, como preparar fichas técnicas e realizar o planejamento adequado. “No início eu tinha uma geladeira, mesa e balcão. O Sebrae ampliou minha visão e eu expandi”.
A constante procura pelo conhecimento por meio de iniciativas do Sebrae, somada à vontade de fazer a Lebolê dar certo, vem fazendo toda a diferença para a empreendedora e seu negócio. Em 2023, ela passou a ser uma referência em doces e bolos de festa em Três Marias ao receber o Prêmio Destaque Mérito Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL).
Natália diz ser extremamente grata ao trabalho e apoio do Sebrae Minas, seu maior incentivador, como costuma dizer. Tanto que pretende compartilhar conhecimento com outras pessoas que também desejam empreender. É uma verdadeira história de sucesso!
Há mais de 50 anos, a instituição impulsiona os pequenos negócios e transforma vidas, como a da confeiteira de Três Marias. Toda a orientação, consultoria, produtos e soluções inovadoras apresentadas pelo Sebrae Minas contribuem para diferentes tipos negócios de todos os segmentos.
Para a Lebolê, o impulsionamento vem rendendo frutos. Em breve, a confeitaria vai se tornar uma cafeteira.
Acesse o site do Sebrae Minas e entenda como você também pode fazer o seu negócio dar certo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.