Deputados ingressam com novo pedido de arquivamento do PL da Anistia

Deputados ingressam com novo pedido de arquivamento do PL da AnistiaRedação GPS

Deputados pedem arquivamento do PL que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Requerimento de 21 parlamentares segue outros dois pedidos já protocolados nesta semana por PSol e PT; projeto permanece sem definição na Câmara

Um grupo de 21 deputados federais protocolou na quinta-feira (21/11) um requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), solicitando o arquivamento do Projeto de Lei (PL) nº 2.858/2022, que propõe anistia aos participantes das manifestações antidemocráticas realizadas em 8 de janeiro de 2023.

Terceiro pedido em uma semana Este é o terceiro requerimento pelo arquivamento do PL apresentado em uma semana. No dia 14 de novembro, o PSol foi o primeiro partido a solicitar formalmente o encerramento da tramitação. Na sequência, o PT apresentou pedido semelhante. Desta vez, a iniciativa foi liderada pelo deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, e assinada por parlamentares de diferentes legendas, incluindo PT, PP, PV, PSB e União Brasil.

Argumentos apresentados No documento, os parlamentares afirmam que a proposta de anistia contraria a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). “A proposta afronta, de forma evidente, a jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal, que rechaça a possibilidade de anistia para crimes que atentam contra as bases do pacto republicano, ainda que cometidos sob o pretexto da liberdade de manifestação e de expressão”, destaca um trecho do requerimento.

O PL nº 2.858/2022 já havia sido incluído como parte de negociações políticas na Câmara, sendo utilizado como moeda de troca para apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à sucessão de Arthur Lira na presidência da Casa, em 2025. No entanto, Lira retirou a tramitação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e anunciou a formação de uma comissão especial para discutir o mérito do texto.

Projeto congelado Até o momento, o documento para oficializar a comissão especial ainda não foi publicado, e o projeto permanece congelado. Os requerimentos de arquivamento não possuem prazo para serem analisados pelo presidente da Câmara.

Indiciamentos recentes aumentam pressão O novo requerimento ocorre no mesmo período em que a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A investigação revelou supostos planos para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

The post Deputados ingressam com novo pedido de arquivamento do PL da Anistia first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.