Biólogo flagra jiboia predando ave em Goiás; veja sequência de fotos


Predação durou cerca de 20 minutos. Registros impressionam pela variedade de ângulos. Imagem mostra jiboia predando uma bichoita, uma região de Cerrado em Goiás
Wylde Vieira
Sempre que imaginamos uma predação, a primeira reação é o choque. Mas ao refletir que se trata de um processo natural registar um momento desses pode ser algo impressionante. Em mais de 20 registros, o biólogo Wylde Vieira conseguiu mostrar, em detalhes, a predação de uma ave por uma jiboia. As fotos foram feitas em uma região de Cerrado, próximo de Buritinópolis (GO).
Era o primeiro dia de novembro, por volta das 11h da manhã, quando ele viu um bando misto de várias espécies de aves em uma árvore. Entre elas, um bichoita (Schoeniophylax phryganophilus), que foi fotografada.
Bichoita foi fotografada momentos antes da predação
Wylde Vieira
Mas, ao olhar melhor, Wylde percebeu que uma jiboia também estava presente no espaço. “Assim que observei a serpente e as aves, já deu para notar que algo poderia acontecer. Até que, em determinado momento, a bichoita voo e pousou a centímetros da serpente. Logo depois, levou o bote.”, relembra.
O dia estava parcialmente nublado. A paisagem composta de pequenos arbustos espaçados revelava um galho reto, a cerca de 1,20 metros de altura, em um local parcialmente alagado e com gramas no chão. Ali, a serpente devorou a ave, pouco a pouco, até não ser possível mais enxergar a presa.
Todo a ação não durou mais de 18 minutos, relatou o ornitólogo, que presenciou tudo a mais ou menos cinco metros de distância. Veja a sequência de fotos.
“A sensação foi de surpresa total, pois sou ornitólogo e trabalho com aves há mais de 12 anos. Mas essa é a primeira vez que presenciei uma cena tão magnífica a olho nu”, diz.
“Certamente, algo que me marcará para sempre, por eu ter fotografado a ave viva e em minutos depois ela ser predada de forma tão efetiva. Isso é muito impressionante. É um misto de sentimentos, e uma satisfação enorme, de poder trabalhar com a natureza!”, complementa.
Espécies
Segundo o biólogo, a serpente se trata de uma jiboia (Boa constrictor), um indivíduo jovem de uns 35 a 40 centímetros. Já a ave, chamada de bichoita, pesa cerca de 20 a 22 gramas e mede entre 18-22 centímetros.
“Essa serpente tem aves como parte de sua dieta e possui uma estratégia de espera, até que alguma presa, além das aves, se aproxime e ela obtenha êxito”, finaliza.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.