O Campeonato Catarinense de 2025 vai começar no dia 18 de janeiro. O conselho técnico na sede da FCF (Federação Catarinense de Futebol) nesta terça-feira (19) reuniu representantes dos 12 clubes que irão disputar a competição para definir, além da data de início, a fórmula de disputa do torneio.
A fórmula sofre algumas alterações em relação aos anos anteriores. As equipes seguirão se enfrentando em turno único na primeira fase, contudo, apenas os quatro primeiros avançam ao mata-mata. Além disso, os dois últimos serão rebaixados à Série B.
As partidas das semifinais serão disputadas em jogo único, com a equipe melhor colocada na primeira fase podendo jogar em casa. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Já a final será disputada em confrontos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, decisão do título nos pênaltis.
O atual bicampeão catarinense é o Criciúma. O Tigre bateu o Brusque nas finais de 2023 e 2024.
Nova fórmula do Estadual:
- 12 clubes
- 14 datas
- Turno único na primeira fase, quatro avançam ao mata-mata
- Semifinal em jogo único
- Final em dois jogos
Os 12 participantes do Campeonato Catarinense 2025
- Avaí
- Barra
- Brusque
- Caravaggio
- Criciúma
- Chapecoense
- Concórdia
- Figueirense
- Hercílio Luz
- Joinville
- Marcílio Dias
- Santa Catarina
Recopa Catarinense
A Recopa Catarinense, que envolve o campeão catarinense de 2024 (Criciúma) contra o campeão da Copa Santa Catarina de 2024 (Concórdia), será disputada durante o primeiro turno do Estadual. Anteriormente, o jogo abria a temporada do futebol catarinense.
Ou seja, o jogo entre Criciúma e Concórdia irá valer para as duas competições. Em caso de empate, decisão por pênaltis para definir o campeão da Recopa e um ponto para cada um no Estadual.