‘Abençoado’: ciclista atingido por caminhão, em SC, tinha apenas 1% de chance de sobreviver

O ciclista Marcos Vinicius Freitas dos Santos superou as expectativas da medicina. Após ser atingido pela tampa aberta da carroceria de um caminhão, em Joinville, o jovem tinha apenas 1% de chance de resistir aos ferimentos, conforme os médicos. Pouco mais de um mês após o acidente, no entanto, o ciclista continua sua recuperação em casa, sem sequelas graves.

Ciclista atingido por caminhão em SC

Ciclista atingido por caminhão, em SC, tinha apenas 1% de chance de sobreviver – Foto: Reprodução/Gladionor Ramos/NDTV

O jovem, de apenas 21 anos, recebeu alta em 5 de novembro, 34 dias após ser atingido pelo caminhão. Junto com a família, o ciclista conta que se sente “abençoado”.

“Vou poder viver mais para poder cuidar da minha filha. Viver mais para poder ter uma felicidade com elas (esposa e filha)”, disse Marcos em entrevista exclusiva à NDTV Record Joinville.

Como aconteceu acidente

Marcos voltava do trabalho quando, no dia 2 de outubro às 14h45, foi atingido pela tampa aberta de uma carroceria de caminhão. No mesmo instante, o jovem caiu no chão e não se levantou mais. O acidente foi registrado por uma câmera de segurança de um comércio, no bairro Comasa.


Acidente aconteceu na rua Ponte Serrada, no bairro Comasa – Vídeo: Reprodução/ND

Encaminhado ao Hospital Municipal São José, por uma equipe de socorristas do Samu, Marcos foi diagnosticado com trauma crânioencefálico grave, além de ter quebrado o maxilar.

A equipe médica precisou induzir o jovem ao coma e realizar diversas cirurgias, como um procedimento de colocação de um dreno no cérebro para que Marcos não sentisse muita dor durante a recuperação no hospital.

Melhora progressiva

Marcos passou vários dias em coma até que o quadro de saúde melhorasse o suficiente para que a equipe médica retirasse os sedativos. Seu estado de saúde era considerado gravíssimo.

Vanusa Santos, sogra do ciclista, conta que os médicos alertaram que as chances de Marcos não sobreviver eram altas. “Só oração, muita oração da família, das pessoas de Joinville, dos amigos dele dando força”, contou a sogra.

De acordo com a família, o rapaz ainda tem algumas dificuldades de memória, mas a expectativa do médico é de que, com o tempo, ele recupere as lembranças. O jovem é acompanhado por fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Ainda segunda a família, a comunidade da região Norte de Santa Catarina contribuiu muito com doações e palavras de conforto.

Investigação sobre acidente

O motorista do caminhão que atingiu Marcos se apresentou à Polícia Civil nove dias após o acidente. O homem foi indiciado pelos crimes de lesão culposa no trânsito e por afastar-se do local do acidente.

A investigação, comandada pelo delegado Ricardo Saroldi, constatou, por meio de câmeras de segurança, que o caminhão envolvido no acidente foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar poucas horas depois, mas o motorista negou a participação no ocorrido.

Confira entrevista exclusiva do ciclista à NDTV Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.