O lanche rico em proteínas e número 1 para uma melhor saúde cognitiva, segundo nutricionistas

Todo mundo sabe que alguns alimentos podem beneficiar ou prejudicar a saúde, mas você sabia que existe um lanche rico em proteínas que, além de ser excelente para o corpo, também pode impactar positivamente a saúde cognitiva?

Imagem ilustrativa de um cérebro gigante

Lanche rico em proteínas fortalece o cérebro e melhora a memória – Foto: Freepik/IA

Lanche rico em proteínas para ter uma memória melhor

Para ter uma função cerebral acelerada e saudável, fatores como nutrição, exercícios e sono são essenciais, assim como ômega-3, antioxidantes, proteínas e vitaminas do complexo B.

Nutricionistas recomendam consumir sardinhas em lata com biscoitos integrais para ter uma ótima função cognitiva, pois são ricas em proteínas e gorduras saudáveis.

Sardinha enlatada, o lanche rico em proteínas

Lanche rico em proteínas promete melhorar significativamente a saúde cognitiva – Foto: Freepik/ND

“Sardinhas são ricas em ácidos graxos ômega-3 e fornecem de 20 a 25 gramas de proteína por porção de 85 gramas. Para um lanche rápido, basta escorrer o líquido da lata de sardinhas e adicionar um pouco de suco de limão ou pimenta preta para dar sabor”, diz a nutricionista Wa Na Chun.

O que a proteína faz no corpo?

De acordo com a pesquisa do Laboratório de Neurofarmacologia Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, a proteína é um antioxidante, anti-inflamatório e vital para a produção de lactato, um dos alimentos dos neurônios.

Conforme nutricionistas, as proteínas contêm aminoácidos, que ajudam a formar neurotransmissores e químicos cerebrais. Uma dieta rica dessa substância pode substituir carboidratos refinados e gorduras não saudáveis, favorecendo uma dieta anti-inflamatória.

Diversos alimentos ricos em proteína

É possível obter a quantidade necessária de proteína apenas com a dieta – Foto: Freepik/ND

É importante manter uma dieta equilibrada com alimentos verdes e integrais, e evitar o consumo de álcool, carnes processadas, carboidratos refinados e açúcar. Para um melhor funcionamento cerebral procure ter um sono de qualidade, realizar exercício físico regular e evitar estresses.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.