Veja se a sua conta no Gmail está na lista das que serão encerradas a partir de dezembro

A partir do dia 1º de dezembro de 2024, a Google deve implementar uma nova política que prevê a exclusão definitiva da conta no Gmail de pessoas que estejam inativas há mais de dois anos. Além disso, a medida afetará todos os dados armazenados no Google Workspace, como Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendário e Google Fotos.

Pessoa mexendo no celular entrando na conta no Gmail

A partir do dia 1º de dezembro deste ano, a Google deverá desativar definitivamente a conta no Gmail de algumas pessoas – Foto: Canva/Divulgação/ND

Conforme Ruth Kricheli, vice-presidente de gestão de produtos da Google, o objetivo é reforçar a segurança dos usuários.

Contas inativas geralmente não utilizam as atualizações mais recentes, como a autenticação em dois fatores, tornando-se mais vulneráveis a ciberataques e possíveis vazamentos de informações sensíveis. A empresa esclarece que a medida não se aplica a contas empresariais ou educacionais.

Como proteger sua conta no Gmail?

Celular com aplicativos abertos

Saiba como proteger sua conta no Gmail – Foto: Canva/Divulgação/ND

Se você tem uma conta Gmail que usa pouco, mas deseja mantê-la, basta realizar uma das ações abaixo para evitar que ela seja excluída:

  • Enviar um e-mail pelo Gmail;
  • Acessar ou fazer alterações no Google Drive (salvar ou excluir arquivos);
  • Instalar algum aplicativo pela Google Play Store;
  • Assistir a vídeos no YouTube com sua conta ativa;
  • Realizar pesquisas no Google estando logado;
  • Fazer login em qualquer site usando sua conta Google.

Atenção ao prazo!

Certifique-se de realizar pelo menos uma dessas atividades antes de dezembro para garantir que sua conta e seus dados não sejam eliminados. Se possui uma conta que raramente usa, agora é o momento de reativá-la.

Menina mexendo em celular em cima de cama

Certifique-se de realizar pelo menos uma dessas atividades antes de dezembro para garantir que sua conta e seus dados não sejam eliminados – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.