Quatro suspeitos de envolvimento no transporte e comercialização das aves foram presos em Varginha. Dinheiro, cheques e materiais utilizados para caça também foram apreendidos. A Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu quatro pessoas e resgatou mais de 160 pássaros silvestres, incluindo filhotes e adultos, transportados em condições de maus-tratos neste domingo (17), em Varginha (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a polícia, os agentes monitoraram um veículo usando um drone após receberem informações sobre a saída de aves da residência de um criador amador.
Os animais, que seriam transportados para o estado do Rio de Janeiro, foram encontrados no porta-malas de um veículo abordado próximo ao bairro Cidade Nova. Três pessoas estavam no carro, sendo o motorista e um casal de passageiros.
Mais de 160 trinca-ferros resgatados de transporte ilegal em Varginha, MG
Polícia Militar de Meio Ambiente
Conforme a polícia, foram encontrados 36 filhotes, sendo três deles mortos, além de 127 pássaros da espécie trinca-ferro em fase adulta. O automóvel estava equipado com ventiladores para transporte, mas as condições eram precárias, com espaço insuficiente e falta de luminosidade.
Durante as buscas ao motorista, cerca de R$ 46 mil, entre dinheiro em espécie e cheques, foram apreendidos.
O casal de ocupantes do carro alegou desconhecer que seriam animais silvestres dentro das caixas transportadas, mas afirmaram ter presenciado o carregamento. Eles disseram ter saído de Cambuquira (MG) e que seguiam também em direção ao Rio de Janeiro.
Aves silvestres seriam transportadas do Sul de Minas até o estado do Rio de Janeiro
Polícia Militar de Meio Ambiente
No imóvel do criador, ele confirmou ter vendido os pássaros. Durante a vistoria, a polícia encontrou outros dois pássaros, sendo um azulzão e um trinca-ferro, que também foram apreendidos. Segundo a PM Ambiental, eles estavam sem a documentação necessária, além de materiais como gaiolas e equipamentos de captura.
Os envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia, onde responderão por crimes ambientais, maus-tratos e formação de quadrilha. As aves resgatadas foram entregues ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para avaliação e destinação adequada.
Além das sanções penais, foram aplicadas multas administrativas que, juntas, somaram aproximadamente 200 mil UFEMGs (Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais). O veículo utilizado no transporte foi apreendido e recolhido.
Grupo foi preso após denúncia repassada à PM de Meio Ambiente em Varginha, MG
Polícia Militar de Meio Ambiente
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas